Zona Azul: carros com tecnologia OCR estão em fase de teste em Poços

Objetivo é facilitar a regularização de vagas do estacionamento rotativo

continua depois da publicidade

A Secretaria de Defesa Social e a EXP Parking, empresa que administra o estacionamento rotativo, começaram a testar o uso de carros equipados com Tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) na gestão da Zona Azul da cidade.

Essa tecnologia promete transformar a maneira como a regularização dos veículos estacionados é feita, melhorando significativamente a eficiência da gestão de estacionamento e contribuindo para a segurança veicular no município.

A Tecnologia OCR, conhecida por sua capacidade de converter imagens de texto em dados editáveis, está sendo aplicada de forma pioneira em Poços de Caldas para otimizar a regularização automática dos veículos. Isso marca um avanço significativo em direção a uma gestão mais inteligente e automatizada do estacionamento rotati-vo, administrado pela EXP Parking.

Rafael Conde Maria, secretário de Defesa Social, explicou que a iniciativa não visa apenas a comodidade na regularização dos estacionamentos, mas também desempenha um papel crucial na segurança pública da cidade.

Um ponto-chave, destacado pelo secretário, é que o sistema não será utilizado para a emissão de multas, mas para assegurar a regularidade dos veículos na Zona Azul, evitando transtornos aos motoristas.

Testes
Atualmente, dois veículos equipados com a tecnologia estão em fase de testes, circulando pela área central da cidade.

Eles são capazes de regularizar automaticamente os veículos estacionados irregularmente, desde que cadastrados no aplicativo e com saldo disponível, bem como emitir avisos de irregularidade no caso de impossibilidade da regularização automática.

O secretário enfatiza que os veículos não autuam ou multam, pois tal função continua sendo dos Agentes de Trânsito, entretanto busca prioritari-amente a regularização dos veículos.

Além disso, a tecnologia OCR abre portas para futuras aplicações, como o rastreamento eletrônico de veículos, auxiliando na identificação de carros furtados, roubados ou utilizados em atividades criminosas.