Visitas e audiência pública dominam pauta da Educação

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará três atividades na próxima segunda-feira (18/11/19). Duas delas são visitas a instituições educacionais em Ribeirão das Neves (Central).

Às 9 horas, a Escola Estadual Francisco Labanca (Rua Carmélia Loff, 70, Centro) será visitada com o objetivo de conhecer as condições de funcionamento e ouvir as demandas da comunidade escolar, em especial as do quilombo Irmandade Nossa Senhora do Rosário, em Justinópolis. As autoras do requerimento são a presidente da Comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), e a deputada Andréia de Jesus (Psol). Consulte a pauta da visita.

As parlamentares também são autoras do pedido de visita à Escola Municipal Jandir Clemente Rocha (Rua Nossa Senhora do Rosário, 53, Maria Helena – Justinópolis), às 11 horas. O objetivo é discutir a interrupção da oferta de educação integral na instituição e a suposta insuficiência da alimentação fornecida aos alunos, bem como de ouvir as demandas da comunidade escolar. Consulte a pauta desta visita.

Após a realização das visitas, a Comissão prossegue com suas atividades, dessa vez em Belo Horizonte, no auditório José Alencar, na ALMG. Debate a partir das 16 horas tratará da importância da escola pública e da valorização dos profissionais em educação da rede pública. Na ocasião haverá o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito aos Profissionais da Educação.

A audiência acontece a pedido da presidente da Comissão, deputada Beatriz Cerqueira. Foram convidados para o debate a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG); o vereador da Câmara Municipal de Belo Horizonte e coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, Gilson Luiz Reis; a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Denise de Paula Romano; e a presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, Valéria Peres Morato Gonçalves.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Confira a pauta da audiência.