Vereadores protestam contra a mudança de laboratório da UPA
Estrutura passa a ocupar espaço na Policlínica Central
continua depois da publicidade
Por 14 votos favoráveis, os vereadores aprovaram ontem, 1º, uma moção de protesto ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) por conta da desativação do laboratório da UPA de Poços de Caldas.
O requerimento é de autoria do vereador Tiago Braz (Rede).
“É preocupante a informação publicada pela Prefeitura em seu site oficial no dia 26 de julho, onde é dito que os exames de urgência continuarão sendo realizados no local, tendo em vista que na mesma publicação mencionam que a sala que abrigava o laboratório terá como destino um consultório para plantão odontológico. Com esta afirmação, fica o questionamento sobre onde os exames de emergência serão realizados na UPA, sem que haja um local específico para tal. Isso traz grande preocupação, pois já nos primeiros dias sem o laboratório, diversas reclamações por parte de servidores e usuários já chegaram à esta Casa de Leis. Prezamos por condições adequadas aos nossos servidores, além da praticidade e agilidade no atendimento da nossa população”, disse.
Reativação
Para o vereador, a moção de protesto visa solicitar que seja feita a reativação do laboratório da UPA.
“É importante o funcionamento de uma uma central de exames e do plantão odontoló-gico na UPA, mas não somos favoráveis a desativação do laboratório da unidade, pois os reflexos negativos dessa ação poderão trazer riscos à saúde da nossa população. Solicitamos que seja disponibilizado uma no-va sala para o consultório odontológico, aproveitando as reformas e melhorias que estão sendo feitas atualmente no local, ou que haja uma readequação de espaços, abrigando ambos procedimentos na unidade”, completa.
Os vereadores repercutiram ainda, durante a análise da moção de protesto, que vários servidores da Policlínica Central, local que irá receber o laboratório da UPA, são contrários à mudança.
continua depois da publicidade
O que diz a Secretaria de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde explicou que a mudança do laboratório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não influenciará em nada na qualidade de atendimento prestado aos pacientes.
Segundo o órgão, o laboratório será transferido para a Policlínica Central onde será instalada uma central de exames, que trará mais fluidez no atendimento, agilidade e confiabilidade nos resultados dos exames.
“Novos funcionários serão contratados e equipamentos mais modernos serão adquiridos para realização dos exames laboratoriais. A logística do transporte foi pensada com praticidade e segurança para que os exames não sofram impactos no diagnóstico. Os exames de urgência continuarão sendo realizadas no local”, completou.
Na sala que abrigava o laboratório na UPA, será montada um consultório para plantão odon-tológico. Segundo o vereador Wellington Paulista (União Brasil), em contato com o secretário de Governo, Paulo Ney de Castro Jr., a mudan-ça do laboratório para a Policlínica também foi motivada pela reforma que está ocorrendo neste momento em alguns pontos da UPA.