Vereadora sugere uso de plantas contra o aedes aegypti

Ciça Opípari listou 12 plantas contra o aedes aegypti

A vereadora Ciça Opípari (PT) indicou à Secretaria de Serviços Públicos o plantio de plantas que ajudam a espantar o mosquito da dengue, chikungunya e zika, nas áreas verdes, praças públicas, jardins, logradouros públicos e canteiros centrais do município.

Bem como indicar às empresas que têm parcerias para a implantação e conservação dos mesmos que também façam este plantio. Ciça fez uma lista de 12 tipos de plantas, que podem ser plantadas em canteiros públicos e particulares: citronela, erva-cidreira, erva-dos-gatos, lavanda, menta, alecrim, manjericão, ageratum, sarracenia, crisântemo, eucalipto torelliana e crotalária.

CROTALÁRIA
A vereadora destaca a crotolária, planta que atrai uma libélula que é predadora do mosquito e da larva do aedes aegypti. Segundo ela, em Andradina (SP), como forma de ajudar no combate ao mosquito, a Prefeitura da cidade distribuiu sementes da planta à população. “A crotalária atrai a libélula, predador natural do Aedes aegypti.

Essa libélula vai fazer suas posturas em água limpa, igual ao Aedes e a larva da libélula se alimenta da larva do mosquito e a libélula adulta se alimenta também do mosquito adulto”, afirma. Para atrair os insetos, a planta tem que produzir flores e a florada acontece de 90 a 120 dias.