Vereador quer saber como quase metade da fila foi zerada em dois meses

São mais de 50.000 procedimentos entre consultas, exames e cirurgias reprimidas

continua depois da publicidade

O vereador Tiago Braz (Rede) teve aprovado pedido de informações sobre o programa municipal “Saúde Fila Zero”.

Recentemente, a Prefeitura anunciou que o Saúde Fila Zero zerou a marca de oito especialidades com demanda reprimida até dezembro de 2022 em Poços de Caldas. A proposta é zerar todos os procedimentos até dezembro de 2023.

“Existem procedimentos na fila há mais de 5 anos. São mais de 50.000 procedimentos entre consultas, exames e cirurgias reprimidas e a Prefeitura anunciou que 21.604 foram realizados em apenas dois meses do programa”, disse.

O vereador quer saber quais procedimentos foram realizados no Programa Fila Zero, quantos procedimentos foram realizados em cada especialidade, solicitando o enviar de relatório explicativo contendo o procedimento, data de realização, cartão do SUS do usuário contemplado, bem como os locais onde foram realizados.

Tiago Braz questiona como foi possível realizar esta quantidade de procedimentos em tão pouco tempo e por que não foi possível realizar os procedimentos de saúde na época em que foram solicitados.

Demora
Outro ponto que o vereador levanta é qual o motivo para ter represados mais de 50 mil procedimentos de saúde.

“Levando-se em consideração que procedimentos de saúde são prioridades máximas e que foi possível realizar 20 mil procedimentos em dois meses, qual o motivo para ter aguardado mais de cinco anos para a administração pública realizá-los? Considerando que o ajuizamento de ações de saúde são meios drásticos para obrigarem o Poder Executivo a efetivar as solicitações e, sabendo que os procedimentos de saúde possuem respaldo constitucional para sua realização, quantas vezes nos últimos cinco anos o Executivo foi acionado judicialmente para cumprir com sua função de proporcionar medicamentos, cirurgias, exames e demais procedimentos relacionados à saúde?”, questiona o vereador, que pede envio de documentação comprobatória sobre os procedimentos amplamente noticiados.