Vendas digitais impulsionam o mercado de fotografia
Segundo uma projeção do relatório Global Payments Report, divulgado em março pela Worldpay from FIS, o comércio eletrônico mundial deve crescer 55,3% até 2025. No Brasil, as vendas do e-commerce devem aumentar 95% nos próximos três anos.
Em 2021, as vendas digitais aumentaram 48% no país em relação ao ano precedente, contornando fenômenos como o avanço da vacinação contra Covid-19 e o fim das medidas de quarentena e isolamento social, que estavam em curso em 2020. A informação integra o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Camara-e.net (Câmara Brasileira da Economia Digital).
Na análise de Ludimila Freitas – proprietária e fundadora da Espaço da Fotografia -, as vendas digitais impulsionam o mercado da fotografia no Brasil, pois as fotos auxiliam no processo de decisão final de comprar o produto.
A propósito, dados apresentados por Lauren Freedman, presidente da The E-tailing Group, em sua apresentação no Internet Retailer Conference & Exhibition, indicam que 75% dos usuários consideram imagens de qualidade como um fator decisivo no momento da compra, como mostra uma publicação do portal E-commerce Brasil. Ainda segundo o texto, imagens de qualidade aumentam a conversão de vendas em 9%, de acordo com um teste A/B realizado pela Optimizer.
“Após a pandemia, o meu número de clientes para fotografia de gastronomia aumentou muito. Atualmente, tenho até mesmo um pacote de fotos voltado para o segmento de entrega de comidas”, afirma.
Ela também destaca que a crescente digitalização dos negócios impactou o setor da fotografia no país. Isso porque as empresas estão percebendo, cada vez mais, a importância de estarem presentes nas redes sociais.
O Brasil tem cerca de 171,5 milhões de usuários ativos nas mídias, o que corresponde a 79,9% da população, segundo indicativos do Digital Report 2022, repercutidos pelo portal Resultados Digitais. Quase metade (45%) dos brasileiros passam mais de uma hora por dia conectados às mídias, segundo um balanço do PoderData, realizado no final do último ano.
Em resposta a esse fenômeno, os anúncios em redes sociais crescem a cada ano, como mostram os dados do Relatório da Socialbakers, plataforma de monitoramento de mídias digitais. Segundo o levantamento, o investimento em divulgação no Facebook e no Instagram aumentou 60% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao ano precedente. Ainda segundo a pesquisa, 2020 já havia batido a marca do ano anterior.
Ademais, dados de um estudo realizado pela Opinion Box indicam que 82% dos brasileiros seguem marcas no Instagram. Destes, 47% mantêm contato com posts de empresas e marcas. “Como consequência de toda essa nova presença digital, as empresas têm se atentado, cada vez mais, para a importância de anúncios e publicações com qualidade das imagens”, complementa Freitas.
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Perspectivas são positivas com a retomada dos eventos
Na perspectiva da proprietária e fundadora da Espaço da Fotografia, as perspectivas para o futuro da profissão de fotógrafo no país são positivas. “O mercado de fotografia tem evoluído no país com o surgimento de diversos segmentos em que fotógrafos podem atuar”, disse Freitas, pontuando que “o número de pedidos de orçamentos para fotografar eventos quase dobrou para profissionais e para os alunos estagiários da escola”.
Segundo uma projeção da Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos), 590 mil eventos devem ser realizados no país até o final deste ano. O mercado é responsável por 4,32% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
“A cada dia, a fotografia estará mais presente na vida das pessoas, a nível profissional e pessoal. Em meio a expectativa de que determinadas profissões possam acabar ao longo dos anos, acredito que os fotógrafos continuarão imprescindíveis, pois se tornaram os novos vendedores”, afirma.
Para mais informações, basta acessar: https://www.espacodafotografia.com.br/