Uso do vapor na indústria auxilia nos processos de higienização
continua depois da publicidade
Matéria em estado gasoso, o vapor é resultado do aquecimento de determinada porção de água. Quando superaquecido, o vapor na indústria funciona como mecanismo para geração de energia, entre outras utilidades. Entre seus benefícios, o vapor não carrega toxinas, não causa danos ao meio ambiente e possui baixo custo de aquisição.
De acordo com Daniel Rodriguez, CEO da fabricante de mangueiras e mangotes Maxxflex, o vapor atende a diferentes segmentos da indústria. Sendo assim, é comum ter aplicação nos ramos alimentício, têxtil, químico, farmacêutico e hospitalar, entre outros.
“Além do uso para aquecimento, o vapor é empregado na movimentação, pela geração de energia elétrica, e para esterilização de equipamentos”, diz o especialista, destacando a necessidade e equipamentos de qualidade para o trato do gás em alta temperatura.”
Desinfecção em ambiente hospitalar
“Na indústria hospitalar, é comum termos o vapor sendo empregado na esterilização de objetos, bem como em máquinas industriais de roupas”, conta Rodriguez. Segundo ele, a utilização de altas temperaturas no tecido permite que o processo de desinfecção seja completo.
Pasteurização de bebidas
Na indústria alimentícia, ele pode ser usado na pasteurização de bebidas. Dessa forma, o vapor precisa ser aquecido por determinado período, com o intuito de que o calor elimine as bactérias que estejam presentes. Assim, a bebida se torna “limpa” pela ação de pasteurização, podendo logo ser armazenada em seu recipiente.
Geração de eletricidade
Ainda é possível aplicar a força do vapor na condução de turbinas de grande porte, visando a geração de energia. Ou seja, a produção de eletricidade ainda reduz custos operacionais, deixando ainda consideráveis volumes de vapor para utilização em atividades variadas.