Unifal está entre as melhores universidades da América Latina em ranking internacional

Resultado da QS World University Rankings da América Latina e Caribe reforça a excelência da Instituição

continua depois da publicidade

A Unifal (Universidade de Alfenas) está na classificação das melhores instituições de ensino superior no ranking de universidades divulgado pela QS World University Rankings da América Latina e Caribe, já como referência ao ano de 2025.

No ranking geral das universidades da América Latina, a Instituição ocupa a 161ª posição. Entre as universidades da América do Sul, a UNIFAL-MG está no 130º lugar e na 46ª posição entre as universidades brasileiras.

No quesito produtividade de pesquisa, a classificação da UNIFAL-MG foi considerada “muito alta” no ranking, com destaque para a pontuação de 97,4 no indicador “professores com doutorado” e de 72,2 no indicador “publicação/artigos por docente”.

Feito pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior, o levantamento é considerado uma das principais referências para avaliação de universidades.

A edição de 2025 – a 14ª do ranking – avaliou 437 universidades da América Latina em 23 países. O Brasil continua a afirmar seu domínio na região com 96 universidades classificadas, o maior número da América Latina, das quais, 48 universidades são federais.

Indicadores
A análise é feita de acordo com oito indicadores: reputação acadêmica, reputação do mercado de trabalho; relação/proporção aluno-professor; professores com doutorado; rede internacional de pesquisa; citações por artigos; publicação/artigos por docente e impacto na web.

Todos os indicadores são coletados diretamente pela Quacquarelli Symonds (QS), sem interferência das instituições de ensino superior participantes.