Descarte de aparelhos de TV analógica preocupa vereador
Até 2018, equipamentos terão que ser substituídos
O vereador Joaquim Alves (PMDB) teve aprovado pedido de informações sobre o descarte de lixo eletrônico, com destaque para aparelhos de TV analógica.
Ele considerou que foi implantado em 2014 um ponto de coleta de lixo eletrônico, que está localizado no Centro Educacional João Monteiro, antigo SESI, na Zona Sul de Poços de Caldas.
Em todo país até 2018, as televisões analógicas deverão ser substituídas por digitais ou fazer uso de conversores e antenas. Muitas das atuais televisões acabarão sendo descartadas e por isto, o vereador está preocupado com a maneira como o serão, já que muitos televisores e outros aparelhos eletrônicos estão sendo descartados incorretamente em terrenos vagos, matas e nos leitos dos rios.
“Existe muito lixo eletrônico para ser reciclado e novas oportunidades de trabalho poderiam ser implantadas como foi o caso da Coleta Seletiva, porém, não existe uma coleta regular deste material que forneça a matéria prima. Segundo informações do Sebrae, o principal motivo para isto é a falta de uma regulamentação por parte do governo que obrigue os fabricantes a coletarem o material e encaminharem para a reciclagem. Outro motivo apontado é a falta de divulgação dos serviços de reciclagem, bem como onde o usuário pode levar seu equipamento antigo para um correto descarte”, disse.
CAMPANHA
O vereador afirma que campanhas educativas com alertas para a problemática do lixo eletrônico e até uma abrangência maior da coleta seletiva seriam meios de contribuir com o descarte correto. Assim, ele quer saber se o posto de coleta de lixo eletrônico localizado no Centro Educacional João Monteiro continua em funcionamento e em qual horário de funcionamento.
Ele também quer saber se a coleta seletiva que é feita em alguns bairros do Município também recolhe o lixo eletrônico e qual o volume de lixo eletrônico é coletado mensalmente em Poços.