Tecnologia 5G passa a estar disponível a partir de hoje em Poços

Funcionamento agora depende das operadoras

continua depois da publicidade

A partir de hoje, 30, mais 35 cidades mineiras terão liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para implantar a tecnologia 5G.

Poços de Caldas é uma das cidades que já pode contar com a tecnologia. Com a permissão para a internet ultrarrápida, aumenta o senso de urgência para a troca das parabólicas convencionais pelas antenas digitais.

A troca é necessária para que a população que ainda usa o aparelho tradicional possa continuar a receber o sinal da TV aberta sem chuviscos, chiados, imagem travada ou até interrupção do sinal.

Isso acontece porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Já o equipamento digital opera em outra faixa, a Banda Ku.

A liberação para as novas 35 cidades mineiras foi anunciada na quarta-feira, 24, pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, o Gaispi.

continua depois da publicidade

Em Minas, as cidades contempladas estão divididas entre sete regiões do Estado: Central, Centro-Oeste, Norte, Rio Doce, Sul, Triângulo Mineiro e Vale do Aço.

Em todo o país, o anúncio da instalação de infraestrutura para o 5G foi para 459 novos municípios de 23 estados, beneficiando 148 milhões de brasileiros.

É importante lembrar que a liberação da Anatel, porém, não garante que o 5G será imediatamente ativado em todos esses municípios.

A partir da autorização do Gaispi, as operadoras de internet das cidades beneficiadas podem solicitar o início da operação da nova tecnologia, de acordo com seus próprios cronogramas.