Sindicância confirma desvio de R$ 358 mil na Funerária

emitério da Saudade e Thermas também foram alvos de desvios

Em fevereiro, os vereadores Paulo Eustáquio (PMDB) e Antônio Carlos Pereira (DEM) apresentaram um requerimento solicitando informações do Executivo sobre a conclusão das sindicâncias instauradas para apuração de desvios ocorridos nas Thermas Antônio Carlos, Funerária Municipal e Cemitério da Saudade de Poços de Caldas.

Na terça-feira, 28, durante sessão da Câmara, Paulo Eustáquio usou a tribuna para comentar a resposta enviada pela Prefeitura, em especial sobre a situação ocorrida na Funerária Municipal.

DESVIOS
De acordo com o parlamentar, os dados encaminhados apontam que foram desviados da Funerária recursos de R$ 358 mil. Ainda segundo o vereador, a Prefeitura informou que foi aberto processo administrativo e que o resultado da sindicância será encaminhado aos órgãos competentes para providências cabíveis. O legislador destacou o empenho da administração anterior em resolver o problema e afirmou que é preciso que as pessoas envolvidas sejam punidas.

“No passado, tenho lembranças de uma época difícil na Funerária, com indícios de corrupção, e não é admissível que situações como essa aconteçam. Espero que a atual administração tome as providências cabíveis”, disse. Em 2015, a Prefeitura instaurou uma sindicância a fim de apurar supostos desvios ocorridos no local.

O trabalho contou com uma auditoria realizada pela Secretaria Municipal de Controle Interno e culminou com o afastamento de servidores. Na época, segundo informações divulgadas pelo Executivo, o levantamento realizado indicou que o controle financeiro era deficiente.

DIFICULDADES
Outras dificuldades também foram apontadas na ocasião, como a segurança no Velório Municipal e a atuação de coveiros, fatos que provocaram a abertura de processos administrativos. As sindicâncias realizadas tanto na Funerária, como também em outros setores da Prefeitura, são assuntos que vêm sendo cobrados pelo vereador há bastante tempo.