Setor de eventos busca soluções de vendas para atender 590 mil produções em 2022
Aproximadamente 590 mil eventos devem acontecer no Brasil em 2022, com um crescimento de 8%, se comparado com 2021, e oferta de vagas em 52 áreas da cadeia produtiva, de acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape). O aumento na demanda está fazendo com que produtores busquem soluções para atender e organizar a retomada de vendas, inclusive de maneira híbrida e antecipada.
Recentemente, na Festa do Peão de Cajamar – evento que reuniu mais 220 mil pessoas –, os produtores recorreram a uma fintech para possibilitar um maior controle e aumento nas vendas. Ao todo, foram somados R$ 3,4 milhões em transações de débito e crédito e o registro das demais operações realizadas com dinheiro em espécie.
Uma fintech – idealizada no sul do Brasil – criou para os produtores da área de entretenimento uma ferramenta com o objetivo de gerar economia e maior produtividade operacional. Para que se tenha ideia, a implementação de mais de 230 terminais de atendimento de vendas de alimentos e bebidas na Festa do Peão de Cajamar – de maneira antecipada e também no local – gerou uma economia de mais de R$ 700 mil aos produtores.
“O método híbrido consiste em oferecer formas diferentes de o cliente adquirir produtos que irá consumir durante o evento. O sistema pré-pago funciona com a compra antecipada de créditos para o consumo de bebidas e alimentos, evitando filas e a necessidade de um número maior de funcionários para atendimento durante o evento”, explica Wendrius Vianna, gestor da Soufan.
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Facilidade e segurança
Além de gerar maior agilidade na compra de produtos, a venda no sistema híbrido também permite maior segurança e rentabilidade para os realizadores. Com a compra antecipada dos créditos, os clientes evitam filas e a organização do evento tem maior controle sobre os créditos vendidos e já utilizados.
Já para os clientes, a solução híbrida oferece vantagem na agilidade e comodidade, além de evitar a fila para o pagamento de comanda na saída do evento.
Tendência na gestão financeira
Com a necessidade de distanciamento social durante a pandemia, as empresas de tecnologia investiram ainda mais nas formas de pagamento cashless e contactless — diminuindo o contato físico nos pagamentos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2021 foram registrados R$ 198,9 bilhões em pagamentos por aproximação, representando uma em cada quatro transações feitas com cartão de crédito.
“Essas formas de pagamento cresceram exponencialmente e, para o setor de eventos, isso é ainda mais necessário. Entre outras vantagens, com os novos sistemas, o organizador administra tudo pela palma da mão”, completa Wendrius.