Servidores desaprovam propostas da Prefeitura em Acordo Coletivo

Entre 40 cláusulas apresentadas, apenas três foram aprovadas de imediato

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O clima de frustração e indignação tomou conta das dezenas de servidores públicos municipais presentes na segunda assembleia geral extraordinária realizada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Poços de Caldas (Sindserv), para discussão do Acordo Coletivo 2023-2024. O encontro aconteceu na noite de terça-feira, 4, na Urca.

Devolutivas
Na ocasião, servidores tiveram ciência das devolutivas da Prefeitura após a negociação entre representantes do Executivo e a diretoria do Sindserv.

Ao todo, o documento contempla mais de 40 cláusulas. A maioria foi negada, por isso o pedido de nova tentativa na negociação.

Entre elas, a cláusula que trata do reajuste salarial. Se por um lado o Dieese confirma a possibilidade da correção de até 16,52% sem infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal, por outro lado a Prefeitura oferece 7,79% a partir de abril. Quanto ao vale alimentação, servidores pediram reajuste para R$ 950. Em contrapartida, a prefeitura oferece R$ 650 a partir de abril.

Apenas três cláusulas foram aprovadas de imediato. Uma delas prevê a redução de jornada sem redução salarial para servidores com filhos portadores de deficiência e autismo; outra estabelece que o município deverá padronizar os critérios de avaliação para aceitação dos certificados apresentados pelos servidores para progressão por nova qualificação, inclusive com a participação de membros do sindicato na comissão da PNQ.

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A última prevê aos agentes comerciais e aos leituristas uma gratificação em função da exposição a situações de risco, à integridade física e psíquica.

Segundo Marieta Carneiro, presidenta do Sindserv, servidores foram unânimes em pedir que o Sindicato volte à mesa de negociação na tentativa de melhorar, principalmente, reajuste salarial e vale alimentação.

Outra demanda apresentada em assembleia e muito enfatizada pelos servidores municipais é a falta de concurso público, o que compromete a qualidade do serviço oferecido à população e gera prejuízos a toda comunidade.