Secretário de Saúde pede exoneração do cargo e adjunto assume a vaga
Frederico Dall´Orto ficou menos de três meses na função

O secretário de Saúde de Poços de Caldas, Frederico Toledo Campo Dall’Orto, pediu exoneração do cargo.
Segundo a Prefeitura, o motivo é que o médico irá se dedicar a um grupo internacional de pesquisas.
No entanto, a permanência do secretário no cargo ficou insustentável depois que veio a público a informação de que uma empresa da qual ele é sócio é prestadora de serviços no SUS, o que é vedado pela legislação por conta do cargo que ocupava.
Desta maneira, a permanência do secretário no cargo poderia trazer problemas tanto para ele quanto para a atual gestão municipal.
A rápida passagem do secretário foi marcada por polêmica. Apesar de ter sido anunciado como secretário de Saúde, ele teria solicitado que só assumisse efetivamente o cargo após férias já marcadas para janeiro.
No entanto, o secretário chegou a receber R$ 6.871,39 em salários proporcionais ao período de 18 dias que constam que ele trabalhou em janeiro. A repercussão negativa do fato fez com que ele anunciasse que devolveria os recursos.
Vale ressaltar que ele não estava presente no momento mais importante da Secretaria Municipal de Saúde naquele mês, quando foi anunciada a rescisão unilateral com a Santa Casa de Salto de Pirapora e a posterior assinatura com a Santa Casa de Poços de Caldas.
A rápida passagem do secretário, no entanto, foi elogiada pelo vice-prefeito Eduardo Januzzi (Novo), destacando sua atuação "no mapeamento, planejamento estratégico e organização da Secretaria". Ele também ressaltou o papel fundamental do médico na equipe de transição.
O vice disse ainda que estava previsto que Frederico permaneceria no cargo "somente nesse período", algo que não havia sido anunciado publicamente antes.
O próprio Frederico chegou a dizer em entrevista na Rádio Jovem Pan que no fim deste ano iria avaliar sua atuação para decidir se continuaria no cargo.
Novos secretários
No lugar de Frederico assume o secretário adjunto Luis Augusto de Faria Cardoso. Para ocupar a função de secretário adjunto, foi nomeado José Gabriel Pontes Baeta da Costa, que já vem atuando como diretor do Departamento de Gestão Administrativa e Financeira da pasta.
Qual é a sua reação?






