Secretaria nega que equipamentos de eletrocardiograma da UPA estejam quebrados
continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde respondeu a um requerimento do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB) a respeito de equipamentos para exame na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Segundo a Secretaria, não procede a informação de que na UPA, o equipamento para a realização de exame eletrocardiograma esteja quebrado.
“A Unidade de Pronto Atendimento conta com três aparelhos de eletrocardiograma, sendo que um deles está na Sala Vermelha e os outros dois na Sala de Eletrocardiograma/Ultrassom. O que pode acontecer é, devido ao intenso uso dos aparelhos, os cabos que são utilizados para realizar as leituras acabarem por se romperem. Entretanto, se algo assim acontece, basta imediatamente fazer a troca por outro cabo”, explica.
A respeito da realização dos exames, a Secretaria explicou que o eletrocardiograma será realizado sempre que o paciente passar por consulta médica e for diagnosticado a necessidade de se realizar o exame, ou seja, sempre mediante avaliação e solicitação do profissional médico.
“Como foi dito anteriormente, a UPA possui mais de um aparelho para a realização deste tipo de exame, e mesmo que todos eles apresentassem problemas, ainda assim é perfeitamente possível monitorar o paciente através dos monitores multiparamétricos existentes nos quatro leitos na Sala Vermelha, portanto, é extremamente raro a necessidade de encaminhar o paciente para outra Unidade apenas para realização deste exame”, completa.
Sobre a manutenção, a Secretaria acrescenta que na maior parte das vezes apenas o cabo é substituído, sendo que outro cabo é imediatamente solicitado para reposição.