Santa Casa tem 100% dos leitos de UTI ocupados

Atualmente, o hospital conta com 193 leitos, sendo 10 de UTI

continua depois da publicidade

Por conta da grande demanda de atendimentos pelo fato de ser hospital de referência na região, a Santa Casa de Poços de Caldas está com 100% de ocupação dos leitos de UTI.

Neste momento, pacientes que precisem de internação para tratamento intensivo são atendidos na ala de urgência. UPA e Hospital Municipal Margarita Morales também estão recebendo pacientes que não encontram vagas na Santa Casa.

Atualmente, o hospital conta com 193 leitos, sendo 10 de UTI. Para conseguir acomodar os pacientes, leitos de setores como oncologia e maternidade têm sido utilizados provisoriamente.

A alta ocupação de leitos tem sido motivada para atendimentos de traumas e gestantes, que não podem ter atendimento recusado.

Para outros tipos de atendimentos, os pacientes são incluídos na lista do SUS Fácil, que organiza a disponibilidade de leitos nos hospitais públicos.

continua depois da publicidade

Novos leitos
A falta de leitos na rede pública é motivo de preocupação frente tanto das unidades hospitalares quanto do poder público.

Recentemente, os vereadores Lucas Arruda (Rede) e Tiago Braz (Rede), por exemplo, cobraram ações para que ocorra a criação de novos leitos na cidade.

Uma estimativa atribuída ao ex-secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB), aponta que a defasagem é de mais de 100 leitos em Poços de Caldas.

A Santa Casa avalia que tem condições estruturais de criar novos leitos, mas é preciso de recursos para viabilizar essa implantação.

Outro ponto é que quando o novo Centro de Atendimento Avançado de Saúde – Oncologia e Nefrologia for concluído, será possível utilizar o setor de oncologia da Santa Casa para a abertura de novos leitos.