Santa Casa deve mais de R$ 20 milhões, diz secretário

Mosconi diz que apuração prévia aponta débito milionário na instituição

Acompanhar a gestão do hospital da Santa Casa, implantar uma auditoria que expresse a real situação financeira da centenária instituição de saúde de Poços de Caldas e dar solução para a dívida já instalada, são objetivos da comissão formada com oito pessoas, quatro da Irmandade e quatro representantes do Executivo.

Conforme está descrito em nota conjunta, assinada pela provedora da Irmandade do Hospital Santa Casa, Célia Maria de Souza e pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) e publicada no site do hospital, o grupo com poder deliberativo, atuará pelo período de até seis meses, com o objetivo de acompanhar a gestão da Santa Casa, implantar uma auditoria que expresse a real situação financeira da instituição e dar solução para a dívida já instalada, além de desenvolver um processo de renovação de toda a Diretoria Executiva.

“A Secretaria Municipal de Saúde recebeu as primeiras informações da comissão paritária, sobre a situação da Santa Casa e as providências iniciais que estão sendo tomadas. Após a realização das três primeiras reuniões, com a direção da Santa Casa e com membros do corpo clínico, diversas questões já foram levantadas, dentre elas, a dificuldade para o funcionamento do hospital como um todo, com vários serviços praticamente com atendimento paralisado, em função da falta de pagamento dos médicos, alguns profissionais sem receber desde abril passado. Já foi feita apuração prévia da dívida total do hospital com honorários, bancos, prestadores e fornecedores, etc, superando os R$ 20 milhões”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB).

INTEGRANTES
Ainda conforme informado na nota conjunta, da parte da Irmandade, foram indicados e votados os nomes de Marcos de Carvalho Dias, Marcelo Correa Norberto, Patrícia Zangiacomi e Victor Marchesi Filho.

São representantes do Poder Público Municipal, nomeados pelo prefeito, Flávio Togni de Lima e Silva, Marcelo Figueiredo, Azer Elias Zenun Junqueira e José Leite de Morais. Participará também desta comissão um representante do DME.

“A auditoria tão solicitada por todos, já está sendo viabilizada, com os contatos iniciais feitos com uma idônea empresa de Belo Horizonte para que o acordo definitivo seja celebrado em seguida. A Secretaria de Saúde está acompanhando todo este processo e espera a continuidade dos trabalhos com eficiência e que tenha como consequência o pleno funcionamento do Hospital e o melhor atendimento à população”, finalizou o secretário de Saúde.