Restaurantes do Brasil movimentam mercado de importação de alimentos japoneses
A imigração japonesa no Brasil completou 114 anos no dia 18 de junho. Em 1908, 700 agricultores desembarcaram de um navio no porto de Santos para lavrar o solo brasileiro, começando pelas fazendas do interior de São Paulo.
Desde então, a comunidade japonesa cresceu a ponto de tornar o Brasil o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão: por aqui, vivem 1,9 milhões de nikkeis – termo que faz referência a descendentes nascidos fora da “Terra do Sol Nascente”, japoneses que vivem no exterior e simpatizantes da cultura japonesa -, segundo a Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).
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De lá para cá, o intercâmbio entre os dois países se fortaleceu, o que pode ser observado em elementos como as influências culturais, religiosas e gastronômicas, já que o Brasil possui milhares de restaurantes que servem comida japonesa diariamente.
Para abastecer as cozinhas dos restaurantes, há um mercado de importação de alimentos japoneses que providencia os ingredientes importados do Japão.
Para falar sobre o tema, a reportagem entrevistou Márcio Koji Ikawa, sócio-diretor do Misoya Ramen – rede de restaurantes especializada em missô ramen -, que funciona no bairro da Consolação, em São Paulo (SP). A seguir, ele comenta os principais ingredientes importados do Japão e os pratos que podem ser feitos:
Algas marinhas, kombu e nori
Ikawa afirma que os principais ingredientes importados do Japão para restaurantes brasileiros são algas marinhas, kombu e nori. “O kombu é utilizado em caldos, podendo extrair o sabor e também consumir a alga em cozidos. Já o nori é um produto popular no Brasil muito utilizado em temakis e ramen”.
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Saquê
“O saquê, já conhecido por muitos, é uma bebida alcoólica, produto com grande variedade no mercado, que pode ser consumido tanto quente como gelado”, explica.
Entre os temperos, o empresário afirma que o saquê licoroso, assim como o saquê de cozinha, são utilizados na maioria dos pratos japoneses, como sushi, sukiyaki e ramen – conhecido no Brasil como lamem e udon.
Embora não haja dados recentes, uma pesquisa realizada pelo Groupon América Latina em 2015 indicou que o sushi é o segundo prato favorito dos brasileiros (17,5%), depois do churrasco (28%). A sondagem entrevistou 5 mil pessoas do Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México.
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Missô
Ikawa destaca que o missô, pasta de soja fermentada, também é um produto muito popular no Brasil, não apenas pelo sabor, como também por ser considerado, por muitos, um produto muito saudável. “O missô oferece grande versatilidade, sendo utilizado para fazer conservas, caldos, cozidos, assados, refogados, biscoitos e, até mesmo, doces”.
Para concluir, o sócio-diretor do Misoya Ramen conta que os principais pratos tradicionais japoneses apreciados por brasileiros são o tsukemono – conservas -, o ramen e tonjiru, um caldo com legumes e carne de porco, entre muitos outros.
“Passados mais de cem anos desde a imigração, os laços entre Brasil e Japão têm se fortalecido a cada dia, e os restaurantes que servem comida japonesa cumprem um papel importante para manter as tradições e a cultura japonesa sempre vivas”, conclui.
Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/misoyabrasil/