Represa do Cipó opera com 60% da capacidade total

Já a represa Bortolan opera com a capacidade máxima

Responsável pelo abastecimento de água em Poços de Caldas, a barragem do Cipó, mesmo que as chuvas dos últimos dias tenham contribuído significativamente em nível de reservação, ainda assim opera com 60% de sua capacidade.

Maior e mais nova de Poços de Caldas, a represa Lindolpho Pio da Silva Dias, ou represa do Cipó, como ficou mais conhecida, foi inaugurada há 16 anos pela DME Distribuição e está localizada na região Sudoeste da cidade.

Essa obra, realizada com a finalidade de regularizar a vazão do rio das Antas, aumentou a citada vazão em mais de 2 metros cúbicos por segundo, assim como permitiu a captação de 400 litros por segundo de água para tratamento.

A represa possui 400 metros de extensão e 27 metros de altura. O lago é formado por 32 milhões de metros cúbicos de água.

BORTOLAN
Enquanto isso, a quase sexagenária vizinha represa do Bortolan, também em função das chuvas, atingiu o nível máximo de água, fazendo com que a DME Distribuição tenha quer verter cerca de 4 centímetros do líquido armazenado para evitar o transbordamento.

Com a represa cheia, o tradicional ponto turístico da Zona Oeste da cidade voltou a receber visitantes, os quais utilizam, principalmente nos finais de semana, os pedalinhos e lanchas para passeios nas águas da represa, assim como ocupam os piers de bares e restaurantes localizados nas margens.