Renato Russo 65 anos: Ecad divulga levantamento das suas músicas mais tocadas
"Tempo Perdido" se destaca no levantamento como a mais executada nos últimos anos em diversos segmentos

Nesta quinta-feira, 27, o icônico cantor e compositor Renato Russo completaria 65 anos.
Considerado um dos maiores poetas da música brasileira, seu legado permanece vivo através de suas letras marcantes que atravessaram gerações e continuam a conquistar novos admiradores.
Para celebrar a data, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou um levantamento especial sobre a vasta produção musical do artista.
Ao longo de sua carreira, Renato Russo acumulou um total de 157 obras musicais e 327 fonogramas, incluindo clássicos que seguem sendo fonte de inspiração para diversas gerações de músicos e fãs.
A canção "Tempo Perdido" se destaca no levantamento como a mais executada nos últimos anos em diversos segmentos e também como a obra mais regravada do artista, com 83 versões diferentes identificadas na base de dados do Ecad.
Outros grandes sucessos de sua autoria, como "Será" e "Pais e Filhos", que também contam com a parceria de Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, figuram entre as músicas mais tocadas e regravadas do repertório de Renato Russo.
O levantamento do Ecad considerou as execuções musicais nos segmentos de Rádio, Sonorização Ambiental (música ambiente), Música ao Vivo (shows e eventos), Casas de Festas e Diversão, Carnaval, Festas Juninas e shows em geral.
Outro dado relevante apontado pelo Ecad é a participação de Dinho Ouro Preto, vocalista da banda Capital Inicial, como o principal intérprete de canções de Renato Russo por outros artistas, com um total de 93 gravações registradas na base de dados da instituição.
O legado musical de Renato Russo continua vivo através de suas gravações originais e da constante execução pública de suas canções por diversos artistas.
Conforme a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), os herdeiros do artista continuarão a receber os rendimentos provenientes dos direitos autorais de suas músicas por um período de 70 anos após a sua morte (ou a morte de seus parceiros de composição, no caso de obras em parceria).
O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos, responsável pela centralização da arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical no Brasil.
A instituição é administrada por sete associações musicais (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) e representa os titulares de obras musicais e fonogramas, garantindo que criadores e intérpretes sejam devidamente remunerados pela utilização pública de suas músicas.
Qual é a sua reação?






