Receita Federal e a Prefeitura de Ibitiúra de Minas inauguram Ponto de Atendimento Virtual
PAV evita que os cidadãos precisem se deslocar até a agência de Poços de Caldas para serem atendidos
continua depois da publicidade
Hoje, 10h, a Receita Federal e a Prefeitura de Ibitiúra de Minas inauguraram o Ponto de Atendimento Virtual (PAV).
A inauguração aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Ibitiúra de Minas. O PAV é uma iniciativa da Receita Federal em parceria com os municípios que busca oferecer atendimento aos cidadãos em sua própria cidade, sem que precisem se deslocar até as agências e centros de atendimento ao contribuinte da Receita Federal em outros municípios.
Em Ibitiúra de Minas, o PAV funcionará na Prefeitura, disponibilizando serviços como CPF (inscrição, regularização, alteração), pesquisa de situação fiscal, informações sobre ITR (imposto territorial rural) e Imposto de Renda da Pessoa Física, entre outros.
“Estamos disponibilizando o atendimento da Receita Federal no PAV, evitando que os cidadãos precisem se deslocar até a agência de Poços de Caldas para serem atendidos. Nosso foco é atender toda a sociedade, mas em relação ao PAV, a principal beneficiada é a população de baixa renda de Ibitiúra de Minas”, disse o delegado da Receita Federal no Sul de Minas auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa.
Estiveram presentes na inauguração pela Receita Federal o Delegado da Receita Federal no Sul de Minas, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, e o chefe da agência da Receita Federal de Poços de Caldas, Vitor de Castro Braga. Também estiveram presentes o prefeito Alexandre de Cássio Borges e outras autoridades locais.
Como funciona o PAV?
O objetivo do PAV é aumentar a capacidade de atendimento local da Receita Federal; disponibilizar nas prefeituras, o acesso a várias opções de serviços e facilitar o acesso dos contribuintes.
No PAV há atendimentos de diversos serviços como: regularização, alteração e inscrição de CPF, orientações sobre Imposto de Renda, ITR (Imposto Territorial Rural), construção civil, pesquisa de situação fiscal e cadastral dos contribuintes entre outros.
O atendimento é realizado por um servidor da Prefeitura que avalia as solicitações do contribuinte, presta as orientações e caso seja necessário, encaminha os documentos, por processo digital, para que a Receita Federal conclua o atendimento.