Rastreamento do câncer de próstata deve começar aos 45 anos, orienta oncologista

continua depois da publicidade


Novembro Azul é a campanha de conscientização do câncer de próstata, que é a segunda doença oncológica mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

“O rastreamento deve começar a partir dos 45 anos de idade por todos os homens como forma prevenção e aumentar as possibilidades de um diagnóstico precoce”, orienta o médico Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove).

O oncologista ressalta a importância de detectar a doença logo no início. “Cerca de 90% dos casos da doença têm cura se diagnosticada na fase inicial. Apesar de ser uma enfermidade considerada da terceira idade, sendo que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir de 65 anos de idade, o exame conhecido como PSA, deve começar bem antes”, explica.

O preconceito com relação ao exame de toque retal é outra preocupação dos homens. Ramon Andrade de Mello explica que, apensar do estigma, o procedimento é rápido e fundamental para o diagnóstico em muitos casos. “O especialista pode perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos na próstata. Não há motivo para adiar esse exame”, aponta.

Entre os sintomas, o oncologista explica que dificuldade ou urinar mais vezes durante o dia ou à noite pode apontar presença da doença.

“É importante ressaltar que alguns pacientes sequer apresentam qualquer mudança na fase inicial. Por isso, a recomendação de exames periódicos como forma de prevenção”, completa.