Protótipo que substituirá charretes de tração animal é apresentado

A carruagem elétrica foi desenvolvida por Prefeitura, DME, IF Sul de Minas e PUC

A Prefeitura apresentou na tarde de quarta-feira, 5, na Praça Pedro Sanches, em frente ao Palace Casino, o protótipo de carruagem elétrica que substituirá as charretes movidas por tração animal em Poços de Caldas.

A data do lançamento do projeto foi escolhida devido ao “Dia de São Francisco de Assis”, padroeiro dos animais. A viabilização da carruagem elétrica foi possível por meio do “Poços + Inteligente”, um projeto de pesquisa e desenvolvimento da Prefeitura em parceria com DME, PUC Poços e IF Sul de Minas.

continua depois da publicidade

A CARRUAGEM
Diante disso, DME, IF Sul de Minas e a PUC se organizaram para a realização da construção da carruagem elétrica, com licitação para compras de equipamentos e diversos estudos.

O processo envolveu visitas a empresas que produzem charretes tradicionais, bem como fábricas de kits de motorização, baterias, e todo o desenvolvimento do projeto.

Depois de mais de 100 anos de tradição das charretes na cidade, um projeto inovador que une mobilidade elétrica, geração fotovoltaica, turismo, sustentabilidade, proteção aos animais e também a valorização ao contexto histórico da cidade, referenciando a vinda de Dom Pedro II a Poços no final do século XIX. Artistas representaram esse momento, caracterizados como Dom Pedro II e Teresa Cristina.

INOVAÇÃO
O secretário de Governo e Comunicação, Paulo Ney de Castro Júnior, destaca que é um projeto inovador.

“O prefeito deu uma missão para que esse desafio fosse pioneiro. Foi uma discussão que tentou abordar toda a cidade, não querendo acabar com uma cultura, mas sim envolver soluções para que o município avançasse, trazendo tecnologia e mantendo a tradição e respeito a todos”, disse.

O modelo inspirado no Império, mas agora sem a tração animal e sim com a energia elétrica, limpa e sustentável, promove experiências únicas e inesquecíveis com referências ao passado e futuro.

continua depois da publicidade



O MODELO

A Carruagem Elétrica conta com chassi e estrutura em aço carbono; suspensão com quatro feixes de molas reforçados, com capacidade para quatro passageiros e um condutor, além de um baú fechado instalado na traseira do veículo.

Tem largura total de 1,60 m, altura total de 2,50 m, comprimento total de 3,50 m, peso aproximado de 410 quilos com capota fechada e varais com amortecedores e velocidade máxima 30km/h, com autonomia para 50 km.

A partir da entrega será feito um estudo de caso, para verificar se o projeto atenderá a topologia da cidade, autonomia, peso e até estética para verificação futura em grande escala.