Pronto-Atendimento Infantil é inaugurado na Zona Sul
A equipe da unidade contará com um enfermeiro, dois pediatras, dois técnicos de enfermagem e um auxiliar administrativo por plantão
continua depois da publicidade
A tarde desta segunda-feira, 14, foi marcada pela inaguração do primeiro Pronto-Atendimento Infantil (PAI) de Poços de Caldas, no Hospital Municipal Margarita Morales, na Zona Sul.
O local, com plantão pediátrico 24 horas, será pioneiro na região no serviço de urgência e emergência para crianças de 0 a 12 anos. A cerimônia de inauguração reuniu autoridades locais.
Além das formalidades, crianças do Centro de Educação Infantil Santa Terezinha encantaram a todos com uma apresentação musical. A diretora do Hospital Margarita Moralles, Ana Corina Pacheco, falou sobre a importância do atendimento direcionado às crianças.
“Ver esse local pronto e a possibilidade que a gente tem de oferecer um atendimento de ótima qualidade, com muito carinho, acolhimento e humanizado, em um lugar lindo, é de aquecer o coração. Quem ganha com isso é a população e as crianças que são o futuro de Poços”, avaliou.
continua depois da publicidade
Trabalho conjunto
A obra é resultado do trabalho conjunto do município com a PUC Minas, que contribuiu para a reforma do espaço que abriga o PAI. De acordo com o pró-reitor adjunto da instituição em Poços de Caldas, professor Iran Calixto Abrão, essa unidade será muito importante para a atuação dos alunos do curso de medicina.
“A inauguração do PAI contribuirá muito para a formação dos alunos do curso de medicina, que terão um local adequado para realizar os atendimentos. Já estamos com alunos realizando o internato em pediatria junto aos professores”, disse.
Após a estruturação do serviço, os alunos do curso de medicina atuarão em suporte ao atendimento no PAI. As melhorias incluíram alvenaria, revestimentos, pisos, esquadrias, bancadas, estrutura hidráulica, pintura e limpeza, entre outras atividades. A reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário foi orçada em cerca de R$ 150 mil.
Estrutura
A equipe da unidade contará com um enfermeiro, dois pediatras, dois técnicos de enfermagem e um auxiliar administrativo por plantão.
A estrutura, por sua vez, conta com 4 leitos de internação, uma sala vermelha para assistência a urgências e emergências, uma brinquedoteca, sala de espera e equipamentos novos, de ponta, para garantir retaguarda à assistência oferecida às crianças.