Projeto Escolha – Terceira Idade inicia série de apresentações

Projeto Escolha - Terceira Idade faz apresentações para idosos desde o ano passado

O Projeto Escolha – Terceira Idade nasceu no final de 2017 numa união entre as atrizes Larissa Garcia, Rafaela Dutra e Gabriela Severini e do músico e ator Johnny Hansk.

Todos integrantes do projeto são atores profissionais e vem trabalhando na área há mais de 10 anos. Com vasta experiência em teatro para crianças, adolescentes e adultos despertaram para um grande sonho: trabalhar com a terceira idade.

O Projeto Escolha tem como objetivo levar para essa faixa etária apresentações do espetáculo Cardápio Cênico que dá ao espectador a possibilidade de escolher o que vai assistir através de um cardápio das cenas. Para isso estiveram dentro das instituições, conversaram com assistentes sociais, professores, frequentaram exposições com essa temática e o mais importante: escutaram seu público alvo. Os temas das 6 cenas a serem construídas partiu deles; de suas vontades, seus desejos, suas lembranças.

Após escutarem várias histórias e buscarem os pontos mais falados entre os idosos, o grupo chegou aos seis temas: religião (cena Padroeira), tradições familiares, em especial no que se diz respeito à alimentação, os aprendizados passados de pais para filhos (cena É Tradição), a nostalgia da roça (Vida na Roça), a saída da roça em direção à cidade (Idas e Vindas), os namorinhos de portão (cena Promete que Jura) e os aprendizados com os avós, como os artesanatos (cena Poesia das Mãos).

Todas cenas foram escritas e construídas pelos integrantes do grupo, com muitas cores, objetos de cena e muita música.

O projeto também tem como objetivo a democratização do acesso ao teatro. Ao levar uma peça na qual o espectador participa ativamente o grupo espera proporcionar um prazer cultural e reafirmar o sentimento de cidadania e pertencimento à sociedade.

O projeto estreou em 2018 levando o espetáculo às instituições de moradia com grande sucesso e com direito a muitas emoções tanto pelos idosos quanto pelos integrantes do projeto, que mergulharam num universo diferente do que vivem no dia a dia.

Ter contato com o público da terceira idade, em especial com aqueles que estão afastados do convívio com o mundo exterior por vários motivos, é extremamente gratificante e trouxe um grande aprendizado para cada um. Em diversos momentos foi impossível segurar as lágrimas e a emoção.

Para 2019, além das ILPI’s (Instituição de Longa Permanência para Idosos), o Projeto Escolha – Terceira Idade será levado também para grupos de convivência e instituições que acolhem idosos (e que não necessariamente residem no local). O projeto terá início no mês de setembro e quer com isso cada vez mais levar o teatro para os mais diversos locais, permitindo a todos o acesso à arte.