Projeto de revitalização ambiental no Parque do Cristo é iniciado

Espécies consideradas exóticas serão suprimidas

continua depois da publicidade

A CITUR (Circuito Integrado do Turismo de Poços de Caldas) recebeu recentemente a aprovação do Projeto de Revitalização Ambiental (PRAD) de parte da área do Parque do Cristo.

O projeto visa a supressão con-trolada de árvores exóticas, como Pinus e Eucalipto, que não são nativas do Brasil e tem impactado negativamente a biodiversidade local.

Para dar início ao PRAD, a CITUR contratou uma empresa de Engenharia e Meio Ambiente, com especialistas em Engenharia Ambiental e Agronômica, para análise ambiental da área, elaboração do projeto e solicitação das aprovações junto aos órgãos competentes.

Os trabalhos envolvendo os estudos técnicos e elaboração do projeto de revitalização tiveram início em janeiro de 2023, sendo realizados diversos protocolos e pedidos de autorizações ao longo do ano, que culminaram na aprovação do Projeto de Revitalização Ambiental pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), órgão vinculado a secretaria de Meio Ambiente, no fim de dezembro de 2023.

Com todos os trâmites concluídos, a empresa concessionária dará início à substituição de parte da vegetação exótica por vegetação nativa.

A espécie exótica é aquela que se encontra fora de sua área de distribuição natural, isto é, que não é originária de um determinado local, o que pode representar uma ameaça para espécies nativas e associado à redução da biodiversidade.

continua depois da publicidade

O reflorestamento com pinus e eucalipto é comumente utilizado em áreas de mineradoras, e a proposta da CITUR é reintroduzir espécies nativas ao Parque do Cristo, promovendo uma restauração ecológica e atraindo a fauna local.

O projeto envolve parcerias estratégicas, incluindo a aquisição de mais de 3.000 mudas para o re-plantio junto a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, que também contribuirá com pesquisas sobre o solo e orientações sobre as espécies das árvores.

Serão plantadas mais de cinco árvores para uma suprimida, além disso, a CITUR disponibili-zará uma fração de área às instituições especializadas, a promoção de atividades de educação ambiental, incluindo placas com informações das espécies na-tivas plantadas e ações de incentivo ao plantio monitorado.

Após a remoção de pinus e eucaliptos, será implementada uma ação de recomposição do solo na região de compensação, com o plantio de cinco espécies de árvores nativas para cada árvore suprimida.

Esta abordagem visa garantir não apenas a remoção, mas a substituição por espécies que promovam a diversidade ecológica.

Durante a execução do projeto de revitalização ambiental aprovado ocorre a recuperação ambiental em 20 hectares no Parque do Cristo com a retirada de vegetação não nativa e com o plantio de espécies típicas da região, em um projeto realizado e aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Codema.