Procon Poços multa banco em R$ 30 mil por demora em fila
Consumidora ficou mais de uma hora esperando por atendimento e fez denúncia
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Nesta terça-feira, 28, o Procon Poços aplicou uma multa no valor de R$ 30 mil a um banco em Poços de Caldas, após receber uma denúncia, através do aplicativo EOuve, de uma consumidora que aguardava por atendimento nos caixas há mais de uma hora. O nome do banco não foi divulgado.
A situação configura des-cumprimento da lei municipal 8.665/07, que estabelece limites de tempo para o atendimento ao consumidor nos caixas das instituições financeiras.
Segundo a legislação municipal, em dias normais, o consumidor pode aguardar no máximo 15 minutos para atendimento nos caixas, enquanto em dias de pagamento do funcionalismo público, vésperas e pós-feriados prolongados, esse tempo é estendido para 30 minutos.
A denúncia foi feita pela consumidora que, ao perceber o excesso de prazo para o atendimento, recorreu ao Procon remotamente, sendo que a fiscalização fora realizada de forma imediata.
A coordenadora geral do Procon, Fernanda Soares, destaca a importância do aplicativo e/Ouve para facilitar o processo de fiscalização.
“O atendimento on-line, via EOuve, é uma forma de dar ainda mais celeri-dade nos procedimentos realizados pelo Procon. Temos nossa estrutura física com a equipe para atendimento, mas ressaltamos que todas as ocorrências preliminares podem ser resolvidas remotamente, facilitando o acesso dos consumidores, não precisando se deslocar ao órgão”, afirma.
Para realizar o atendimento de forma totalmente on-line, os consumidores precisam acessar o site da Prefeitura, selecionar o EOuve, clicar na aba Procon e realizar o cadastro. Após essa etapa, é necessário incluir o nome do reclamante e todos os dados solicitados.
A abertura do chamado exige uma descrição detalhada da reclamação, incluindo dados da empresa reclamada. Denúncias podem ser formalizadas de forma sigilosa, garantindo a privacidade dos denunciantes.