PRF faz apreensão de laticínios e embutidos impróprios para consumo

Material apreendido pelos policiais rodoviários chega a 300 quilos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma apreensão de laticínios e embutidos considerados impróprios para consumo humano.

Durante fiscalização de rotina da PRF, no km 517,5 da BR-146, em Poços de Caldas, por volta de 9h40 de ontem, 13, foi abordada uma VW/Saveiro, com placas de Poços de Caldas. Ao ser efetuada a vistoria no veículo, foi constatada a presença, na carroceria, de três caixas de isopor cheias de queijos tipo mussarela e minas frescal.

Ainda na carroceria, foram encontrados 40 quilos de linguiça e costelinha defumada. No interior do veículo, atrás do assento do condutor, foram encontrados ainda mais alguns pacotes de queijo mussarela, cobertos por roupas usadas.

Todos os produtos, no total de 260 quilos de laticínios e 40 quilos de embutidos, eram transportados sem qualquer tipo de refrigeração e a maioria deles não possuía qualquer rotulagem, indicação de origem, data de validade ou carimbo de inspeção sanitária.

Os produtos eram originários do município de Caldas e seriam entregues em vários estabelecimentos comerciais em Poços de Caldas. Diante da irregularidade constatada, foi acionado o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Poços de Caldas, que após a competente inspeção, determinou a total destruição de toda carga, pela sua completa falta de condições para o consumo humano. A mercadoria foi inutilizada e encaminhada ao aterro sanitário.

CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMO
A ingestão de alimentos que não seguem esse padrão de fiscalização, que são armazenados em condições impróprias, ou ainda produtos vencidos podem causar complicações à saúde dos consumidores como infecções alimentares, ou zoonoses.

A toxinfecção alimentar é transmissão de bactérias, que acontece em função do armazenamento inadequado, fora de temperatura, o local de conservação que pode ter acesso de pragas, fora do prazo de validade estipulado pela empresa que produz o alimento. Essa infecção ataca o sistema gastrointestinal e os sintomas incluem náuseas, vômitos e diarreia.

Quando o produto, em especial a carne, é clandestino, a sua ingestão pode ter como consequências a quem ingere uma zoonose. As zoonoses são doenças transmitidas de animais para homens.


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!