Prefeitura responde vereador sobre mutirão de colonoscopias
Cerca de 25 pacientes são agendados por dia para o exame, mas o absenteísmo chega a 30%
continua depois da publicidade
Em resposta a um requerimento do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), a Prefeitura prestou esclarecimentos sobre o mutirão de colonoscopias realizado em Poços de Caldas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 25 pacientes são agendados por dia para o exame, mas o absenteísmo chega a 30%. A duração da colonoscopia varia, com média de 30 minutos, e o intervalo entre os atendimentos é de 20 minutos.
A equipe médica responsável é composta por quatro profissionais, além de enfermeiros e técnicos. O procedimento é realizado com equipamentos modernos, como processadora Fujinon Epka 6000 e colonoscópios Fujinon série 600.
A Prefeitura confirmou que não há outros procedimentos realizados concomitantemente à colonoscopia na sala utilizada para o exame.
Sobre a autoclave
Em relação à reportagem sobre a falta de tinta na autoclave da UPA, a Secretaria esclarece que o Hospital da Zona Leste, onde são realizadas as colonoscopias, possui uma autoclave de modelo diferente que não utiliza tinta.
A limpeza e desinfecção dos equipamentos utilizados na endoscopia e colonoscopia são realizadas de acordo com as normas da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal, devido à sua sensibilidade ao calor.