Prefeitura notifica estabelecimentos por descumprir medidas

Vigilância Sanitária fez notificações em 27 locais em Poços


Falta de uso de máscara, aglomeração, descumprimento do horário de funcionamento estabelecido por meio de decretos municipais.

Estes foram os principais motivos que embasaram as notificações feitas pela Vigilância Sanitária, setor da Secretaria Municipal de Saúde, aos estabelecimentos visitados, dentro deste trabalho de fiscalização realizado desde maio.

“Essas notificações foram feitas juntamente com a Polícia Militar, aos estabelecimentos identificados em desacordo com os decretos municipais vigentes. Após a notificação, o estabelecimento em desacordo pode receber o auto de infração, a interdição, chegando até a possibilidade de cassação do alvará sanitário a qualquer momento, dentro da avaliação de risco eminente à saúde pública”, explicou Rosilene Faria, coordenadora da Divisão de Vigilância Sanitária.

ESTABELECIMENTOS
Dos 27 estabelecimentos notificados, estão 17 bares, três hotéis, um supermercado, uma loja de conveniência, um restaurante, uma lanchonete, uma boate, uma padaria e uma pizzaria. A multa prevista para estas situações é de 1.350 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 5.737,00.

DECRETOS
Decretos municipais estabelecem diversas mudanças no funcionamento destes estabelecimentos durante a pande-mia. Bares podem funcionar até às 20h; restaurantes e pizzarias até às 22h. Lojas de conveniência ficam abertas de segunda a sábado, até às 22h, e aos domingos, até às 20h.

Hotéis podem funcionar para check-in de profissionais a trabalho. A hospedagem de turistas no município permanece proibida.

“Descumprir as regras coloca em risco a própria família, a própria saúde e a da população de maneira geral. Cabe a todos nós nos conscientizarmos sobre a responsabilidade fundamental de cada um neste momento. Faço um apelo à população poços-cal-dense, neste sentido. Nossa equipe está trabalhando pela prevenção e pela saúde de todos”, lembrou.

ORIENTAÇÃO
Paralelo ao trabalho de fiscalização da VISA com o apoio da Polícia Militar, também é realizado o trabalho de orientação dos agentes, de segunda a segunda. Denúncias de descumprimento das regras vigentes podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal ou pelo 190 da Polícia Militar.