Prefeitura lança programa para zerar fila de consultas, exames e cirurgias
Atualmente, são cerca de 50 mil procedimentos para serem realizados
continua depois da publicidade
A Prefeitura lançou ontem, 15, o programa “Saúde Fila Zero”, o maior programa de saúde já realizado para zerar filas de espera de consultas, exames e cirurgias no município que foram represadas durante a pandemia da Covid-19.
O projeto utilizará toda a estrutura local de estabelecimentos de saúde, médicos, enfermeiros e demais profissionais.
Com o Saúde Fila Zero, todos os procedimentos represados até dezembro de 2022 serão realizados durante 2023, colocando em dia uma fila que em alguns casos passa de cinco anos.
São mais de 50 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. Durante a apresentação o secretário de Saúde, Thiago Mariano (PSD), falou sobre a ideia no programa.
“O lançamento do programa é um grande esforço da Prefeitura para solucionar as filas de procedimentos em saúde pública. Durante a crise de 2018 e 2019, muita gente era usuário do sistema particular e devido à dificuldade financeira migrou para o SUS, sobrecarregando a demanda excessivamente e o sistema teve dificuldade de absorver, para piorar tivemos a Covid-19, que represou quase durante dois anos os procedimentos eletivos, o que gerou uma grande demanda. Desde que assumimos a Secretaria, trabalhamos intensamente para trazer tratamento para quem está doente, então surgiu o Fila Zero, que será muito importante e envolverá não só recursos financeiros, mas também recursos humanos de profissionais de saúde para atender a demanda”, avalia.
Na tarde da ontem, 14, o secretário Thiago Mariano e o adjunto Carlos Eduardo Almeida receberam representantes do Legislativo para reafirmar a parceria e apresentar o programa.
A execução dos procedimentos previstos no programa serão custeados com recursos próprios, recursos do SUS e parcerias com empresas privadas.