Pouso Alegre fecha serviços não essenciais

Medida valerá por tempo indeterminado


Na sexta-feira, 15, o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (PSDB), assinou o decreto nº 5.235, que determina o fechamento de todos os estabelecimentos de comércio e serviços não essenciais por tempo indeterminado.

Além disto, outro decreto, o nº 5.236, autoriza a requisição de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva dos hospitais particulares do município.

Segundo o prefeito, entre os fatores que levaram à publicação do decreto estão a falta de consciência da população em adotar medidas de proteção quanto à pandemia de Covid-19, o aumento do número de casos ligados à doença, a grande demanda do hospital regional (já sem capacidade de atender os pacientes) e falta de oxigênio que o setor da saúde tem enfrentado.

Com isso, o decreto Nº 5.235 suspende eventos públicos e particulares de qualquer natureza e o funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços, exceto daqueles considerados essenciais.

De acordo com números de sexta-feira, o município é o que contabiliza mais casos de Covid-19 no Sul de Minas: são 4.909 registros, com 82 mortes.