Poços tem a 27ª melhor saúde pública do Brasil, diz consultoria

Números são baseados no período 2013-2016

continua depois da publicidade

A revista Exame divulgou um ranking montado pela consultoria Urban Systems que destaca 50 municípios que têm inovado e apresentado resultados acima da média brasileira em estratégias inteligentes em saúde pública. O ranking levou em conta o período 2013-2016.

Para montar o ranking, a Urban Systems levou em consideração nove critérios: leitos por habitantes; leitos de internação; médicos por habitantes; cobertura populacional da equipe de saúde da família; número de concluintes no setor de saúde; despesa municipal com o setor; ciclovias; atendimento urbano de esgoto e cobertura do serviço de coleta de resíduos.

O índice de desempenho é avaliado em uma escala de 0 a 9 pontos. Mesmo a primeira colocada no ranking, Vitória (ES), com 4,099, está distante da pontuação máxima.

Poços de Caldas aparece no ranking como o 27º melhor resultado do Brasil, com nota 3,367. O resultado é melhor do que o verificado em capitais, como João Pessoa (PB), que está em 33º lugar, Curitiba (PR), em 34º, e Goiânia (GO), em 40º.

Considerando apenas cidades mineiras, Poços é a nona colocada, atrás de Belo Horizonte (2º), Alfenas (6º), Barbacena (12º), São Sebastião do Paraíso (16º), Juiz de Fora (18º), Montes Claros (20º), Itabira (22º) e Ponte Nova (25º).