Poços lidera saldo de geração de empregos em outubro

Foram 253 vagas abertas a mais no mês passado

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgou na quarta-feira, 21, os dados da geração de empregos no mês passado.

Enquanto Poços de Caldas liderou o saldo de vagas de emprego criadas em outubro, outras cidades importantes da região tiveram desempenho negativo. Das 10 maiores cidades do Sul de Minas, apenas Poços, Pouso Alegre, Passos e Alfenas tiveram saldo positivo.

Três Pontas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso, Varginha, Lavras e Itajubá demitiram mais do que contrataram. Considerando as 10 maiores cidades, o saldo foi de – 311 vagas em outubro.

VAGAS ABERTAS
Poços liderou o ranking, com 253 novas vagas criadas. Pouso Alegre teve saldo de 113, Passos abriu 45 novas vagas e Alfenas teve saldo de 19 postos. Em relação às outras seis cidades, Lavras lidera o saldo negativo, com -185 vagas, seguida por Três Pontas (-178), Três Corações (-166), São Sebastião do Paraíso (-80), Varginha (-72) e Itajuba (-60).

O resultado ruim pode ser atribuído ao setor agro-pecuário, que fechou 896 vagas. Lavras, Três Corações, Três Pontas e Varginha foram as cidades onde houve maior número de fechamentos neste setor.

SETORES
O setor responsável pelo saldo positivo de Poços é o de serviços: foram 175 vagas abertas. O setor de comércio também ajudou no saldo positivo da cidade, com 89 vagas. Construção civil (30) e indústria da transformação (18) foram os outros setores que ajudaram no desempenho positivo.

Entre os setores com mais fechamento de vagas em Poços, destaca-se a agropecuária, com -44. Administração pública (-10) e Serviços industriais de utilidade pública (-5) completam a lista. Não houve alteração no setor extrativista mineral.