Poços inicia vacinação contra a Influenza na segunda-feira
Idosos de 60 anos e profissionais de saúde são o público-alvo da primeira fase da campanha
Tem início nesta segunda-feira, 23, em Poços de Caldas, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
A ação que era prevista para abril, foi antecipada com o objetivo de imunizar públicos mais vulneráveis ao novo coronavírus (Covid-19) e assim facilitar o processo de diagnóstico.
A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.
Além disso, estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. O calendário vacinal foi definido pelo Ministério da Saúde, dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
SUBTIPOS DO VÍRUS
A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados.
CALENDÁRIO
A partir desta segunda-feira, 23, serão vacinados os idosos com mais de 60 anos e os profissionais de saúde. Outros públicos não serão imunizados nesta etapa da Campanha.
A partir de 16 de abril, as doses passam a estar disponíveis também, para: professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras; além de pessoas com condições clínicas especiais.
Já a partir do dia 9 de maio, a vacinação tem início para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. A mudança no público deste ano é a ampliação desta faixa etária. A campanha vai até 22 de maio, tempo hábil para vacinação de todo o público.
“A gente pede que as pessoas tenham calma e procurem as unidades com tranquilidade. Temos vários pontos de atendimento. Orientamos que o público que não for desta etapa, não deve procurar as salas de vacina neste momento. Somente idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde serão vacinados nesta primeira etapa”, alertou Gisele Scatola, da Referência Técnica de Imunização do Município.
O público estimado em Poços para esta primeira etapa da Campanha é de aproximadamente 20 mil e 600 idosos acima de 60 anos e 3.500 trabalhadores de saúde. O Dia D Vacinação contra a Influenza será o sábado, 9 de maio.
ORGANIZAÇÃO
Para os profissionais de Saúde que trabalham em hospitais, a vacinação será realizada nestes locais, como forma de facilitar o acesso e diminuir a circulação de pessoas. Nas Unidades Básicas de Saúde, a orientação é evitar a aglomeração, utilizando inclusive áreas externas.
“É muito importante que a população não chegue antes do horário para este atendimento, exatamente para evitar essas aglomerações. Nossas equipes estão empenhadas para que a Campanha ocorra com tranquilidade, mesmo em meio a este momento de pandemia que estamos vivendo”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB).
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Para os idosos com mais de 60 anos, público-alvo desta campanha, as doses estarão disponíveis nas salas de vacina das seguintes Unidades Básicas de Saúde: São Jorge, Country Club, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I, Kennedy II, São José, Quisissana, Cascatinha, Santa Rosália, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste e Parque Pinheiros.
Na região Central, haverá uma sala específica para atendimento do público da campanha contra a Influenza, na Policlínica. Na zona rural, a vacinação será feita pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família. O Programa Municipal DST/AIDS também oferece as doses a partir desta segunda para pacientes já em acompanhamento na unidade. É importante sempre levar a carteira de vacinação.
“Nosso sistema está preparado para atender o público desta primeira etapa, conforme orientação do Ministério da Saúde. Solicitamos que os demais públicos aguardem e compareçam de acordo com o cronograma, de forma a manter a organização nas unidades. Precisamos do apoio de todos neste momento de contenção do novo coronavírus”, finalizou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB). Na Policlínica Central, o atendimento será das 8h às 18h; nos demais locais, das 8h às 16h30.