Poços espera vacinar 37,8 mil pessoas contra a gripe
Campanha nacional de vacinação começa nesta segunda-feira
Tem início nesta segunda-feira, 17, a vacinação contra gripe em Poços de Caldas. A campanha nacional de vacinação contra a Influenza segue até dia 26 de maio, com o Dia D no sábado, dia 13 de maio.
A meta de Poços é vacinar 90% da sua população-alvo, que é de 42 mil pessoas, ou seja, 37.800. Para este ano uma nova categoria foi incluída dentro da população-alvo: os professores das redes públicas e particulares.
“Receberemos vacinas em número suficiente para imunizar toda a população-alvo. Mas, as doses virão em etapas durante toda a campanha. Então, esperamos que a população tenha paciência, pois haverá vacina para todos. Acreditamos que até o final da campanha, a Secretaria de Saúde tenha atingido sua meta”, informa Juliana Loro Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Todas as dezenove salas de vacina do município estarão aplicando as doses contra a gripe, a partir da próxima segunda-feira (17). As salas de vacina estarão abertas no horário das 8h às 16h30.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
A vacina estará disponível para os grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas.
A vacina é trivalente e protege contra dois vírus da Influenza do tipo A (H1N1 e H3N2) e um do tipo B . Cuidados como lavar as mãos e manter o ambiente ventilado são fundamentais para evitar o contágio. O diagnóstico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é clínico e o tratamento deve ser iniciado assim que o médico suspeitar da doença, conforme protocolo do Ministério da Saúde.