Placa retirada da Cabine Literária será substituída

Vândalos retiraram a placa na semana passada

A Cabine Literária localizada na rua São Paulo, na área central de Poços de Caldas, foi alvo de vandalismo. A placa da inauguração ocorrida em março de 2016 que estava em um dos vidros foi retirada.

O restante do equipamento cultural permanece intacto. Quem tornou público o ato foi o ex-secretário de Cultura, João Alexandre Moura, que relatou que ao passar pelo local na tarde de sábado, 28, para fazer doação de livros, percebeu que a “placa havia sido retirada e o vidro estava extremamente limpo”.

Segundo ele, a simples retirada de uma placa “parece algo insignificante e vaidade de ex-secretário, mais naqueles escritos, ainda mais em um espaço de leitura, traz a história de um projeto de política pública de pontos de cultura, traz o nome de pessoas, servidores, empresas amantes da literatura e de políticos do Executivo e do Legislativo que apoiaram, aprovaram e investiram dinheiro público em um espaço pequeno, mais cheio de simbolismo”.

VANDALISMO
O secretário de Cultura, Hudson Vilas Boas, relatou que tomou conhecimento do fato ontem pela manhã, 30. Segundo ele, relatos de servidores da Secult apontam que pelo menos até quinta-feira, 26, a placa ainda estava afixada na Cabine Literária.

“Provavelmente, foi um ato de vandalismo que ocorreu no fim de semana. Mas providências já foram tomadas e ainda nesta terça-feira uma nova placa já estará no local”, afirmou. Segundo Hudson, a placa, na verdade, é um adesivo.

O QUE É
A Cabine Literária foi inaugurada em março de 2016, após o município receber a sugestão do professor Hugo Pontes. A partir do momento em que a ideia foi aceita, a Secult desenvolveu um projeto através de edital público.

A GSC Eventos, organizadora da Flipoços, foi a vencedora da licitação e ficou encarregada de promover a revitalização do equipamento.