Piora no atendimento de equoterapia será discutida
Debater as condições do atendimento de equoterapia, tratamento com o uso de cavalos para melhoria de qualidade de vida de pessoas com deficiência prestado pelo Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Minas Gerais.
Essa é a finalidade de audiência conjunta das Comissões de Saúde, de Segurança Pública e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Solicitada pelo deputado João Leite (PSDB), a reunião será realizada nesta quarta-feira (6/11/19), às 9h30, no Plenarinho I.
De acordo com o gabinete do parlamentar, o Regimento de Cavalaria da PM, situado no bairro Prado, em Belo Horizonte, está com carência de profissionais especializados, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos.
Esse problema tem provocado o aumento da fila de pacientes: pessoas com paralisia cerebral, Síndrome de Down, autismo, entre outras condições, geralmente de baixa renda, que precisam ser atendidos na unidade.
A Associação Feminina de Assistência Social (Afas), formada por mulheres de policiais, vem ajudando no custeio das atividades, pagando alguns profissionais. No entanto, a demanda só aumenta e a entidade não está conseguindo suportar as despesas.
Terapia – O deputado João Leite considera a equoterapia “uma atividade muito prazerosa para pessoas com deficiência, tornando-se indispensável para que desenvolvam o tônus muscular, o equilíbrio, a sociabilização e a fala, entre tantos benefícios”.
Na sua avaliação, essa prestação de serviço precisa ser ampliada para dar conta do atendimento às centenas de pessoas que procuram o Regimento de Cavalaria. “Desejo conhecer essa unidade da equoterapia; vou lutar para que passe a ser um programa de governo e não sofra mais descontinuidade no atendimento”, ressalta.
Para a audiência, foram convidados o comandante da PMMG, coronel Giovanne Gomes da Silva, a promotora Maria de Lurdes Gema, a presidente da Afas, Norma Silva, e o praticante de equoterapia Denis Cintra.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.