Cerca de 41 mil pessoas em Poços ainda não tomaram a terceira dose
Em relação à quarta dose, 34.854 pessoas não voltaram para se imunizar
A dose de reforço da vacina contra Covid-19 é necessária para aumentar a proteção contra o vírus e ajudar também na proteção contra as variantes.
Em Poços de Caldas, 441.443 doses de vacina já foram aplicadas. Ao todo, 41.050 pessoas a partir de 12 anos já podem receber a terceira dose e ainda não retornaram.
continua depois da publicidade
Em relação à quarta dose, que está sendo aplicada em profissionais de saúde e pessoas a partir de 40 anos, 34.854 pessoas também já podem receber o imunizante e ainda não compareceram a sala de vacina.
ESQUEMA VACINAL
A referência técnica de imunização do município, Gisele Scatola, falou sobre a importância de ter o esquema vacinal contra Covid-19 completo.
“Completar o esquema vacinal é extremamente importante, pois o reforço completa a reposta de defesa contra esse vírus que ainda circula, causando internações e mortes. As pessoas que já possuem 4 meses de intervalo após o recebimento da 3ª ou 4ª dose e tenham mais de 40 anos, precisam receber as doses de reforço para ficarem totalmente protegidos contra a Covid-19”, disse.
Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), o esquema vacinal depende de cada faixa etária. As crianças de 3 a 11 anos devem receber a primeira e segunda doses da vacina. Já os adolescentes de 12 a 17 anos, devem receber a primeira, segunda e terceira doses após o intervalo de quatro meses do recebimento da segunda dose.
continua depois da publicidade
Para as pessoas de 18 a 39 anos, o esquema vacinal completo se dá por primeira, segunda e terceira doses também após quatro meses. E para profissionais de saúde e pessoas a partir de 40 anos, o esquema vacinal é primeira, segunda, terceira e quarta doses, com intervalo quatro meses entre os reforços.
A Secretaria de Saúde reforça que duas doses da vacina não é suficiente para ter a proteção adequada contra a doença, que pode causar grandes complicações respiratórias, levando a internação e a óbito. A vacina é segura e está disponível em todas as 21 salas de vacina do município.