Pavimentação de rodovia no Sul de Minas motiva audiência
A necessidade de pavimentação da rodovia MG-446, que liga Alpinópolis a Nova Resende (Sul de Minas) passando pelo distrito de Petúnia, será discutida em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, nesta segunda-feira (21/10/19), às 14h30, no Plenarinho III da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O deputado Professor Cleiton (DC), que solicitou a reunião, destaca que a região tem um papel agrícola importante no Estado, especialmente na produção de café de alta qualidade.
Contudo, a falta de pavimentação em trecho que liga os dois municípios tem gerado transtornos para a população e aumento de custos no escoamento da produção, diz o deputado.
No requerimento da audiência, ele ainda destaca que há acesso pavimentado entre Nova Resende e Alpinópolis através da LMG-846 e BR-265, o que aumenta a distância em quase 20 quilômetros.
“Mas o distrito de Petúnia, que possui uma população relativamente grande e tem uma produção cafeeira importante, não tem acesso pavimentado, o que dificulta a vida da população local”, registra Professor Cleiton.
Prejuízos – Segundo o parlamentar, não é só o desenvolvimento do agronegócio e do comércio local que são diretamente prejudicados pela falta de pavimentação, que leva muitas empresas a se negarem a fazer entregas na região, mas também o turismo e a educação.
“Em tempos de chuva, os alunos de Petúnia têm suas aulas prejudicadas já que parte dos professores moram em outros distritos e não conseguem chegar ao local para dar aula, por conta das condições precárias das estradas de terra. Sem contar no quanto o turismo poderia ser melhor desenvolvido”, afirma o deputado.
Além das Prefeituras de Nova Resende e de Alvinópolis, foram convidados para o debate ainda representantes do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DEER-MG) e de subsecretarias da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.