Pautando 30/06/22
Na coluna Pautando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.
DESVIOS NO DMAE 1
Mesmo com a presença recente do diretor do DMAE, Paulinho Courominas, na Câmara Municipal, o vereador Diney Lenon (PT) apresentou um pedido de informações sobre os desvios de recursos na autarquia, que somam mais de R$ 3,5 milhões desde 2016. O vereador quer saber detalhes sobre como se dá a rotina de pagamentos nesta autarquia, pedindo detalhamento das fases do processo desde o lançamento, empenho, liquidação e pagamento.
DESVIOS NO DMAE 2
Diney também questiona quais áreas administrativas são envolvidas no processamento e quais são os servidores e servidoras responsáveis e respectivos cargos ou funções em cada fase o processo. O vereador pergunta ainda quem exerce as funções de controladoria no DMAE e caso exista a função, como se explica que tais desvios de recursos públicos não tenham sido detectados a tempo.
continua depois da publicidade
DESVIOS NO DMAE 3
Outra dúvida é saber se a Controladoria da Prefeitura analisou as contas e demonstrativos do DMAE no período em que ocorreram os desvios de recursos e ainda se houve recomendação ou sugestão para que outros servidores ou servidoras também passassem por sindicância. Por fim, Diney questiona se alguma sugestão de sindicância foi recusada, por quem e por quais razões.
MOROSIDADE
Ainda sobre o DMAE, o vereador Claudiney Marques (PSDB) é autor de um requerimento sobre o funcionamento dos serviços digitais de atendimento ao consumidor da autarquia. Ele aponta que existem reclamações recorrentes da população acerca da morosidade no atendimento junto ao setor comercial na rua São Paulo, inclusive com formação de filas de espera em alguns momentos do expediente. Claudiney quer saber se o DMAE tem conhecimento das reclamações e em caso positivo, por quais motivos elas ocorrem. Ele também questiona sobre os canais digitais da autarquia e se eles podem solucionar as demandas dos consumidores.
* Diretor do Jornal da Cidade