Pautando 28/09/22
Na coluna Pautando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.
VELAS ACESAS
O diretor do Hospital Santa Lúcia, Assad Aun Neto, já gravou vídeos em apoio aos candidatos Ulisses Guimarães (MDB) e Celso Donato (PSD). Em quem de fato ele irá votar não se sabe, mas como a eleição de deputado não é igual a de senador, que em eleições alternadas pode-se eleger dois candidatos ao mesmo cargo, o que não é o caso do pleito de agora, um dos dois ficará sem o voto do médico.
ASCENSÃO
Em ascensão na pesquisa IPEC divulgada ontem, 27, Alexandre Kalil (PSD) está intensificando a campanha nas principais cidades para ao menos se garantir no segundo turno. Hoje, Kalil tem entrevistas agendadas em Poços de Caldas (14h, na Onda Poços) e Pouso Alegre (16h, no Portal Terra do Mandu). Kalil tinha 29% e pulou para 34%. Já Romeu Zema (Novo) recuou de 46% para 45%.
continua depois da publicidade
DISCURSO
Quem já assistiu presencialmente ou em vídeo nas redes sociais alguma visita do candidato Celso Donato, acompanhado do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), percebe que ambos praticamente imploram pelo voto dos eleitores, sob a justificativa de que Poços de Caldas não pode ficar sem representação na Câmara dos Deputados. A argumentação é legítima, mas serve mais para convencer os cabos eleitorais do que o eleitor comum. Em visitas em empresas, a repercussão entre funcionários que participam dos encontros é de que pouco se fala acerca de propostas concretas, optando-se em focar no fato do eleitorado local ter votado em 520 candidatos diferentes na eleição passada, mas não ter conseguido eleger ninguém daqui.
REPRESENTATIVIDADE
A falta de representatividade de deputados com base em Poços de Caldas pode até ser um obstáculo para se conseguir recursos, mas não pode ser considerado impeditivo para conseguir gerir uma cidade com orçamento de R$ 1 bilhão. Afinal de contas, se a gestão é boa, o dinheiro aparece. Na eventualidade de Celso não se eleger, nos bastidores, fala-se que pelo menos outros dois candidatos da cidade têm chances reais de vitória. O que incomoda os situacionistas é ter que recorrer a eles em busca dos tais recursos.
CPI DA SAÚDE
O médico Antônio José dos Reis Neto, convocado a participar ontem, 27, de reunião da CPI da Saúde na Câmara Municipal, deu um depoimento, no mínimo, controverso. Ele, que é radiologista, negou que tenha realizado 73 consultas ginecológicas em um mesmo dia, uma das irregularidades que a CPI está apurando. Segundo o médico, ele realiza apenas exames, em especial, ultrassonografias. No entanto, a Hygea, uma das empresas terceirizadas para prestar serviços médicos à Prefeitura, apresentou relatório apontando que o médico teria feito as consultas ginecológicas.
* Diretor do Jornal da Cidade