Pau…tando | 28/04/17
Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas
POLÊMICA 1
O vereador Ricardo Sabino (PSDB) criou uma polêmica desnecessária na última sessão ordinária da Câmara Municipal, quando ao usar a tribuna para a explicação pessoal, comentou a decisão do Ministério da Educação de retirar os temas de gênero (identidade e orientação) da Base Nacional Curricular Comum. O tema é dos mais polêmicos e tem provocado discussões acaloradas principalmente depois da decisão do MEC de 7 de abril. Acompanhe abaixo o vídeo com as declarações do vereador.
POLÊMICA 2
Independente da relevância do assunto, não parece ter sido oportuno tocar no assunto neste momento. Isto porque em 2015, os temas em questão já haviam sido retirados do Plano Decenal Municipal de Educação, sob iniciativa de dois ex-vereadores de partidos totalmente antagônicos, mas ligados pela religião: Rogério Carrilo (PT, da Renovação Carismática da Igreja Católica) e Valdir Sementile (DEM, pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular).
POLÊMICA 3
Na prática, pelos próximos 10 anos, ou seja, até 2025, estes temas não poderão constar na grade curricular da rede municipal em Poços de Caldas, apesar de poder ser discutido pela sociedade em geral. Assim, não havia necessidade de se tocar no assunto durante a sessão ordinária. Bastaria que o vereador se resumisse à explanar sobre a ameaça às bases de sustentação da família por conta do recente “jogo da Baleia Azul”, preocupação legítima e que foi foco de parte de seu discurso.
POLÊMICA 4
Assim, ficaria mais adequado que o tema da identidade de gênero deixasse para ser debatido por ele na condição de cidadão comum durante encontros pastorais ou em intervenções no programa de TV em que atua. Na condição de vereador, Ricardo só tem com o que se preocupar a partir de 2025.
POLÊMICA 5
Como tem sido cada vez mais previsível, a reação nas redes sociais aconteceu em pouco tempo, com o vídeo da sessão onde o vereador faz as declarações tendo sido compartilhado e alvo de críticas por parte dos defensores da identidade de gênero. Um desgaste que poderia ter sido evitado.
POLÊMICA 6
O que os vereadores novatos que são ligados à religião parece não terem entendido é que ainda que tenham sido eleitos por um determinado segmento da sociedade, quando assumem, passam a representar a todos, inclusive, àqueles cuja opinião não compactua.