Pau…tando 24/05/19

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

PESQUISA
A pesquisa de intenção de voto divulgada ontem pelo Grupo Cioffi de Comunicação, mostrando o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) apenas em terceiro lugar, ainda que em condição de empate técnico com os dois primeiros colocados, além do fato de que 70% dos entrevistados não votariam em sua reeleição, ligou o sinal de alerta no grupo situacionista.

FÔLEGO 1
A perda de fôlego da atual Administração Municipal em seu terceiro ano de mandato mostra que é preciso mudar o rumo caso o prefeito tenha intenção de disputar a reeleição em 2020. Além disto, a pesquisa traz Flávio Faria (Rede) com 6%, metade da intenção de voto do próprio Sérgio, que aliada à baixa rejeição do vice, deu ânimo novo no grupo que sateliza em torno dele.

FÔLEGO 2
O prefeito tem ainda como desafio lidar com os constante rumores de que alguns de seus principais secretários estariam articulando a formação de um novo grupo político em outro partido, com vistas às eleições do ano que vem. Sem dúvida, mais do que nunca será preciso que o prefeito seja mais político do que técnico para reverter a queda de popularidade.

TENDÊNCIA 1
A pesquisa, apesar de retratar apenas uma situação de momento, confirma a tendência histórica do eleitorado poços-caldense em nunca reeleger um prefeito para dois mandatos consecutivos.

TENDÊNCIA 2
Os três primeiros colocados na pesquisa também compartilham de alta rejeição entre os entrevistados, abrindo caminho para outros candidatos com menor intenção de voto, mas com maior possibilidade de crescimento por conta da rejeição ser mais baixa, o que pode trazer grandes surpresas no momento em que o funil se estreitar e o número de opções ficar mais restrita.