Pau…tando | 21/12/17
Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas
CANTEIRO DE OBRAS
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) esteve ontem na área onde será construída o novo empreendimento habitacional no Jardim Itamaraty, na Zona Leste de Poços de Caldas. “Confesso que fiquei emocionado ao verificar o início das obras das novas moradias. Este é o começo de um grande projeto habitacional, que nos próximos três anos beneficiará várias famílias”, disse o chefe do Executivo.
ANTES TARDE…
Durante a votação do Piso do Magistério, na sessão extraordinária de ontem à tarde na Câmara Municipal, o vereador e líder do Executivo, Álvaro Cagnani (PSDB), lembrou que a aprovação do projeto é um compromisso de campanha do prefeito, apesar de ter acontecido praticamente 12 meses depois de ter assumido o cargo, uma vez que ele assegurou que a proposta seria implementada nas primeiras horas de seu governo. Antes tarde, do que nunca…
PASSE DE MÁGICA
Para a vereadora Ciça Opípari (PT), a análise e implantação do Piso do Magistério não aconteceu em um passe de mágica, já que vinha sendo discutido desde a gestão do ex-prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT). Segundo ela, na gestão passada, o piso só não foi implantado porque houve resistência do Sindserv. Já o vereador Paulo Tadeu (PT) lembrou quando defendeu em sessão ordinária na Câmara a implantação imediata do piso na gestão passada e em protesto por considerarem a proposta inadequada na ocasião, professores ficaram de costas enquanto ele discursava.
OLHA O TREM 1
O vereador Paulo Tadeu (PT) pediu a retirada de um pedido de informações complementar sobre o projeto do trem turístico. Houve relutância por parte de vereadores situacionistas em aprovar o requerimento pelo fato de terem considerado que houve menções agressivas contra o prefeito no documento. O requerimento citou que o prefeito “que se diz técnico” usou de amostragem para “chutar” o valor adicional que deveria ser investido para implantação do projeto.
OLHA O TREM 2
Paulo Tadeu também se mostrou inconformado quando o colega Álvaro Cagnani disse que o projeto estava emperrado porque existe “interesse imobiliário na área”. Para o oposicionista, tal declaração apenas confirma que a atual gestão nunca teve interesse em implantar o projeto, já que só foi tomar providências seis meses após assumir e quando o fez, determinou que uma “servidora de terceiro escalão” enviasse dois e-mails à Codemig para tratar do convênio de R$ 10 milhões.
MINERAÇÃO 1
A ex-vereadora Regina Cioffi (PSC) postou em seu perfil no Facebook sobre a repercussão do projeto da CBA em explorar área na serra do Selado, com fins de mineração. “Estava assistindo calada, porém indignada, esse absurdo da possível outorga (licenciamento) para exploração de bauxita na Serra de São Domingos (serra do Selado) pela CBA. Mas é claro que iria me manifestar e junto com muitos lutar para que isso não se concretizasse. Como assim? Área de Preservação Permanente ser
colocada em discussão? O Codema, o órgão que deve primar pela preservação ambiental, defender nossa flora, nossas matas, aprovou e aqui quero parabenizar aqueles conselheiros que votaram contra esse descalabro e deixar minha tristeza diante da atitude daqueles que votaram a favor! Não deveria nem ter sido colocado em pauta”, avalia.
MINERAÇÃO 2
Segundo a ex-vereadora, a bauxita extraída de Poços sai “em comboios para cidade de Alumina e lá se recolhe os impostos… no Estado de São Paulo”. Para Regina, “ainda bem que o bom senso se sobrepôs a esse processo que somente levaria a degradação de nossa mata e não agregaria valor nenhum para o desenvolvimento sustentável do município”.
MINERAÇÃO 3
A vereadora Ciça Opípari (PT) voltou a destacar a necessidade dos vereadores acompanharem os processos de licenciamento ambiental na Supram, em Varginha. Segundo ela, um levantamento feito no sistema constatou a existência de 1.420 processos de licenciamento ambiental relativos a Poços, sendo 160 deles alusivos à mineração.
MINERAÇÃO 4
A audiência pública sobre mineração, solicitada pelos vereadores, acontecerá acontecerá, provavelmente, na segunda quinzena de janeiro.