Pau…tando 21/04/19

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

SUCESSÃO MUNICIPAL 1
O programa Boca Boa da Master Webrádio entrevistou na quarta-feira, 15, Frederico Lima, coronel PM da reserva e potencial pré-candidato a prefeito de Poços em 2020. Apesar de não ter se anunciado como pré-candidato, ele se posicionou de tal forma, demonstrando estar bastante por dentro do que está acontecendo em Poços de Caldas atualmente.

SUCESSÃO MUNICIPAL 2
Com o nome ligado ao PTB, Coronel Frederico disse que ainda não está filiado a nenhum partido político, mas confirmou que já foi procurado por pelo menos quatro legendas, sem, no entanto, afirmar quais foram. Ele disse que quer escolher um partido em que possa ter liberdade de atuação e que combine com os seus princípios, o que de antemão já elimina vários possíveis destinos, em especial, àqueles cujos feudos políticos estão formados há tempos.

PPP
Em sua participação na sessão ordinária de terça-feira, 16, o diretor do Museu Histórico, Thiago Quinteiro, ao responder perguntas dos vereadores, disse ser contra uma hipotética Parceria Público-Privada no local através da cobrança de ingressos. Para ele, tal medida, caso fosse aplicada, teria impacto na frequência de público, em especial, de alunos da rede pública. A pergunta foi motivada pelo fato da Prefeitura pretender implantar uma PPP em alguns pontos turísticos locais, o que neste momento não inclui o Museu.

CHARRETES 1
Empresários ligados ao setor turístico da cidade devem se reunir no começo da próxima semana para discutir a proposta de extinção do serviço de charretes em Poços. Hoteleiros e donos de estabelecimentos voltados ao turista entendem que as charretes são importantes para o setor.

CHARRETES 2
Ainda não houve conversas, mas o setor deverá procurar o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) para falar sobre o assunto, já que ele precisa aprovar ou não o anteprojeto de lei enviado pela Câmara. Resta saber como o chefe do Executivo irá lidar com a pressão acerca do assunto, ainda mais depois de ter declarado que “governar nada mais é do que ouvir a população e seus legítimos representantes”, uma vez que boa parte dos moradores tem se posicionado contrário ao serviço de charretes na cidade.

PRAZO PRORROGADO
Os vereadores aprovaram na sessão ordinária de ontem, 16, a prorrogação de prazo de mais 35 requerimentos enviados ao Executivo.

ABORDAGEM
O presidente do Jardim Esperança, Nelson Henrique Filho, enviou ofício à Câmara Municipal para relatar sobre a abordagem de policiais militares em motoristas, por conta da “elevada quantidade de multas e guinchamentos de veículos nas avenidas
de acesso ao bairro”.

REFORMA 1
Uma moção de repúdio de autoria da vereadora Ciça Opípari (PT), contra a Reforma da Previdência, rendeu longos debates entre os vereadores. Alguns vereadores ficaram em cima do muro, alegando que a proposta tinha pontos a serem corrigidos, mas que era necessária e chegaram até mesmo a pedir a retirada da moção, para adequação em alguns pontos. No entanto, como haviam pessoas na plateia manifestando-se contrárias à reforma, acabaram cedendo e votaram favoravelmente. Apenas o vereador Pedro Magalhães (PSDB) se posicionou contrário.

REFORMA 2
Outro assunto que rendeu muita polêmica ontem foi o pedido de regime de urgência na próxima sessão de um projeto de lei que autoriza o DMAE a fazer convênio de cooperação com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB/MG). A proposta já havia sido discutida em comissões permanentes e durantes os apartes, alguns vereadores chegaram a se estranhar de forma um pouco áspera.


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!