Pau…tando | 19/09/18

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

VISITA 1
O candidato ao governo de Minas, Romeu Zema (Novo), estará em Poços hoje cumprindo agenda política. Às 14h, ele fará caminhada pelo Centro, com saída a partir da praça dos Macacos. Na sequência, às 15h30, ele participa de reunião na Cia. Bella de Artes e em seguida, concede entrevista coletiva no mesmo local. É a segunda vez que Romeu Zema vez a Poços neste ano. Na primeira ocasião, ele visitou a cidade na condição de pré-candidato ao governo.

VISITA 2
Romeu Zema é o terceiro candidato ao governo de Minas a fazer campa-nha em Poços nestas eleições. Antes dele, passaram por aqui Dirlene Mar-ques (PSOL) e Adalclever Lopes (MDB).

CADÊ O TREM?
Internamente, na Prefeitura, há quem aposte que o projeto do trem turístico não sai nesta gestão. A aposta é de que o suposto projeto do trem turístico ligando Poços a Aguaí, com escalas em Águas da Prata e São João da Boa Vista, é improvável de acontecer neste momento e caso ocorra, seria apenas entre Águas da Prata e São João. Já o trem turístico entre as estações Fepasa e Bauxita não empolga o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), que tem como prioridade no setor a terceirização dos pontos turísticos.

MUSEU FERROVIÁRIO
Enquanto o trem não sai, pelo menos uma boa notícia: o Museu Histórico irá ceder uma sala para acomodar o Museu Ferroviário de Poços de Caldas.

TRAVESSIAS
Em pedido de informações complementares a requerimento que trata da construção de faixas elevadas no Centro, o vereador Paulo Tadeu (PT) disse que tais dispositivos, da forma como foram colocados, praticamente em sequência, são ineficientes e não se justificam, pois são recomendados apenas em casos onde ocorra 500 pedestres por hora, além do fato de custarem R$ 12 mil por unidade.

DEFERIDO
O candidato a deputado estadual Elo-sio do Carmo Lourenço (PT) teve sua candidatura deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Desta maneira, ele está apto a disputar as eleições deste ano. Na semana passada, o também candidato a deputado estadual Ulisses Guimarães (PTB) teve deferida a sua candidatura.

CHUVA
Bastou chover para que o Jardim Kennedy voltasse a sofrer com a ação das águas pluviais. Na rua Magnésio, na altura do número 320, o trecho está simplesmente instrasitável. Segundo moradores, uma obra não concluída há cerca de quatro anos deixa a situação insustentável, já que além do buraco, com o acúmulo de terra, formam-se muita lama e barro. Em alguns pontos, a água está entran-do nas casas. Os moradores temem que uma chuva mais forte possa alagar as residências.

DEMORA
Moradores da Zona Sul lamentaram a morte do popular “Bigorna”, na sexta-feira, no Cohab. Ele passou mal e o SAMU foi acionado. No entanto, como a ambulância não chegou em tempo, pois estava atendendo outras ocorrências, uma ambulância do Hospital Margarita Morales foi acionada. Infelizmente, “Bigorna” não resistiu.

SAMU NA ZONA SUL
A morte de “Bigorna” gerou insatisfação em muitos moradores daquela região, que há tempos pedem uma base do SAMU na Zona Sul. Para eles, um posto avançado como ocorre no Hospital da Zona Leste já seria suficiente para melhorar a situação.

DEBATE
O Fórum Cidadania e Desenvolvimento realizou na semana passada, na sede da ACIA, um debate com candidatos locais. Participaram Gabriel Vilas Boas (PDT) e Carlos Mosconi (PSDB), que concorrem a deputado federal, e Amauri Barreiro (PMN), Ulisses Guimarães (PTB), Fabio Rocha (PCdoB) e Regina Cioffi (PHS), candidatos a deputado estadual.