Pau…tando 19/07/19

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
O vereador Antônio Carlos Pereira (DEM) teve aprovado o pedido de realização de audiência pública sobre “O fim do uso de capina química no município de Poços de Caldas”. Recentemente, tramitou na Câmara Municipal o Processado Legislativo nº 18/2019, de autoria do vereador Paulo Tadeu (PT), cujo projeto propunha o fim da capina química na cidade. O objetivo do vereador é dar oportunidade para ampliar o debate com a sociedade, de modo a contribuir para que o projeto volte a ser discutido com mais transparência no Legislativo.

PESQUISA 1
Começam a vazar nos bastidores políticos números de uma pesquisa de avaliação da administração municipal e também sobre intenção de voto para o ano que vem. Como os números não são muito favoráveis a quem contratou o serviço, muito provavelmente não haverá divulgação oficial. O que se fala é que os números são similares ao levantamento contratado pelo Grupo Cioffi de Comunicação.

PESQUISA 2
Na prática, a pesquisa irá servir mesmo para ajudar a ajustar os ponteiros e os rumos a serem tomados em 2020, já que tais números refletem a situação de momento na cidade.

LIXO
Ao responder postagem sobre a situação da frota da Funerária Municipal, o secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni, voltou a exaltar a economia feita com a contratação da nova empresa de coleta de lixo, o que não tem relação alguma com o assunto. Apesar de ter mencionado a questão da economia da coleta de lixo, ele não mencionou nada sobre uma possível redução no valor da taxa cobrada da população através do IPTU.

E O SALÁRIO, Ó…
Entrou em vigor ontem, 18, a lei que dispõe sobre a revisão geral na remuneração dos servidores. O aumento de 4% é retroativo a 1º de julho.

MOÇÕES 1
Os vereadores apresentaram cinco moções de apelo na sessão ordinária de terça-feira, 16. O vereador Joaquim Alves (MDB) pede que o DNIT realize ou autorize que o município faça a capina de trechos do gramado na avenida Wenceslau Braz, na Zona Leste.

MOÇÕES 2
A vereadora Lígia Podestá (DEM) pede que à Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) faça a fiscalização da indústria de laticínios.

MOÇÕES 3
O vereador Lucas Arruda (Rede) pede que o governo federal mantenha o Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

MOÇÕES 4
O vereador Álvaro Cagnani (PSDB) quer que a Caixa Econômica Federal amplie os serviços prestados na agência do Conjunto Habitacional.

MOÇÕES 5
E o vereador Antônio Carlos Pereira (DEM) solicita ao prefeito de Águas da Prata, Carlos Henrique Dezena, que revogue a proibição do tráfego de caminhões naquele município.

MONETIZAÇÃO
O uso da Operação Lava Jato pelo procurador Deltan Dallagnol para monetizar através de lançamento de livros e realização de palestras segue repercutindo, como noticiado nesta coluna. Agora, vira destaque na mídia que Poços foi um dos primeiros locais onde Deltan experimentou a piada contada no “Programa do Jô” em 2016, citando ainda que o procurador usou como “escada” Wladimir Netto, filho de Miriam Leitão.