Pau…tando | 17/05/18
Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.
RETIRADA DE CLAUSULA 1
A secretária de Administração, Ana Alice de Souza, comunicou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais que o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) irá manter a sua posição para retirar a cláusula 32ª do Acordo Coletivo. “Lamentamos profundamente a falta de respeito da atual Administração, principalmente pela confiança que sabemos que muitos servidores depositaram na sua gestão. Informamos que faremos a convocação de uma assembleia extraordinária e geral e também divulgaremos nos próximos dias as estratégias de mobilização”, diz o Sindserv.
RETIRADA DE CLAUSULA 2
De acordo com o Sindserv, a cláusula em questão se refere à jornada de trabalho e tem a seguinte redação: “O divisor de horas extras, para quem cumprir jornada de trabalho de seis horas/dia será de 150”. Acontece que desde o início de maio, servidores relataram que a Prefeitura deixou de cumprir a cláusula mudando os divisores para pagamento de horas-extras de todas as jornadas: 6h, 8h e 12x36h. O Sindserv alega que não entendeu este posicionamento, pois o compromisso firmado pelo prefeito está em vigor.
RETIRADA DE CLAUSULA 3
Na terça-feira, 15, o Sindserv foi à reunião previamente agendada com o prefeito e sua equipe, mas Sérgio não compareceu. O procurador geral do município, Fábio Camargo, informou que o “correto na visão da Administração é alterar os divisores, por este motivo orientou a equipe do prefeito a iniciar esta nova forma de pagamento”. Para o sindicato, o procurador só se equivocou em não informar ao prefeito que ele tem compromisso público firmado com os trabalhadores e documentado pela entidade sindical no Ministério Público do Trabalho.
RETIRADA DE CLAUSULA 4
Sem o prefeito e o vice-prefeito Flávio Faria (Rede) presentes na reunião, os ânimos se exaltaram e por isto, a secretária Ana Alice resolveu conversar com o prefeito para passar a versão oficial sobre o assunto, que acabou sendo pela retirada da cláusula. “Em assembleia, não houve aval da categoria para retirada da cláusula 32ª e, portanto, está estabelecido um conflito”, diz o Sindserv. O órgão sindical considera que a retirada da cláusula 32ª inviabiliza o acordo coletivo junto à Prefeitura.
DESARTICULAÇÃO
O Sindserv também recebeu informação de que um advogado particular está “tentando desarticular as mobilizações sindicais”. Segundo o Sindserv, o órgão sindical é o único representante legal do servidor público municipal.
PRÉ-CANDIDATOS
O pré-candidato ao governo de Minas, Antônio Anastasia (PSDB), e o pré-candidato à presidência, Geraldo Alckmin (PSDB), são aguardados em Poços nesta sexta-feira, 18, às 18h30, no Palace Hotel, onde se encontrarão com lideranças locais e regionais. O convite é assinado pelo Diretório Municipal do PSDB, pelo prefeito Sérgio Azevedo e pelo pré-candidato a deputado federal, Carlos Mosconi.
TELEFÉRICO
Com apenas 11 funcionando entre as 28 cabines disponíveis, o vereador Paulo Tadeu (PT) pediu informações sobre a situação dos bondinhos do Teleférico.
EXTINTORES
Após uma denúncia feita por uma cidadã no Corpo de Bombeiros dando conta de que a Prefeitura estaria com extintores de incêndios vencidos e em péssimos estado de conservação, a vereadora Ciça Opípari (PT) apresentou pedido de informações sobre validade de extintores de incêndio e laudos de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) dos órgãos da administração municipal.
UM LIXO SÓ
Na segunda-feira, 14, dia seguinte após o fim da Festa de São Benedito, o que se viu nas alamedas do pátio da igreja foi uma enorme quantidade de lixo, em pontos onde estavam instalados vendedores ambulantes. Vale lembrar que nas barracas das paróquias, os espaços externos recebiam limpeza diariamente.