Pau…tando | 10/10/18

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

ENQUETE
O Jornal da Cidade realizou uma enquete em sua página no Facebook e fez a seguinte pergunta: “Qual destino você gostaria que fosse dado ao Monotrilho?”. Participaram 161 pessoas e o resultado apontou que 63% (102) gostariam que o equipamento voltasse a funcionar, enquanto 37% (59) gostariam que o Monotrilho fosse demolido.

QUEDA LIVRE
Dois campeões de votos em Poços nas eleições de 2014 tiveram um desempenho modesto neste ano. Em 2014, Odair Cunha (PT) recebeu 9.262 votos (12,37%) e foi o terceiro mais votado na cidade para deputado federal, atrás apenas de Geraldo Thadeu (PSB) e Carlos Mosconi (PSDB). Em 2018, teve apenas 599 votos (0,83%). Aécio Neves (PSDB) também viu sua votação despencar. Em 2014, na disputa ao Senado, recebeu 39.227 (47,09%). Neste ano, na eleição para deputado federal, recebeu apenas 307 votos (0,43%).

ABSTENÇÃO
Com 25,35%, Poços teve a maior abstenção do Sul de Minas, que teve média de 22% eleitores ausentes da votação. Em Minas, a abstenção foi de 22,20% e em todo Brasil, de 20,33%. Além da concorrência dos candidatos de fora, o grande número de elei-tores ausentes também colaborou para que o município não conseguisse eleger mais deputados.

REAÇÃO
O Diretório Municipal do PT realizou ontem à noite, na sede do partido, uma reunião de avaliação e planejamento de ações sobre o segundo turno, “com vistas a revertermos a situação em Poços de Caldas e região”. Jair Bolsonaro venceu em Poços com 55,21% dos votos, contra 14,33% de Fernando Haddad. No Sul de Minas, Bolsonaro também venceu na grande maioria das cidades.

APOIO
O PTB em Poços anunciou que irá apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), seguindo a determinação do Diretório Nacional. No primeiro turno, o partido apoiou a candidatura de Geraldo Alckimin.

FILA
Apesar da boa votação de Ulisses Guimarães (PTB) na disputa a deputado estadual, neste momento ele ainda não é o primeiro da fila do partido em uma disputa pela sucessão municipal em 2020. Como é o primeiro suplente do partido por uma cadeira na ALMG, ele deverá permanecer na legenda ainda que tenha pretensões de concorrer à Prefeitura de Poços.